Workshop “A realidade íntima no documentário” acontece no sábado (20 de outubro) e recebe inscrições até o dia 17

Sem categoria
9 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


Ministrado por Ana Cecília Costa, no dia 20 de outubro, das 9h às 13h, acontece o workshop “A realidade íntima no documentário” no Conjunto Caixa Cultural. São vinte vagas e as inscrições podem ser feitas através do email contato.Multi@gmail.com até o dia 17 de outubro. Para se inscrever, o interessado precisa enviar o currículo para o endereço de email junto com uma apresentação explicando porque gostaria de participar do workshop. Mais informações através do telefone (71) 3264-0014.

A proposta do workshop é analisar e debater trechos de obras de Sadie Benning, Karim Aïnouz, Jonathan Caouette, Su Friedrich, Kazuo Hara e outros. Esses filmes focam na realidade privada do sujeito-protagonista. Nesses casos, os cineastas apontaram a câmera para si mesmo, a fim de perscrutar a própria intimidade, deixando vir à tona os seus conflitos. Esse movimento, chamado nos Estados Unidos de autoetnografia, possui um caráter de autoafirmação das minorias políticas excluídas do discurso dos grandes veículos de comunicação.

Ana Cecilia, que está na montagem “O sumiço da Santa”, de Fernando Guerreiro, em cartaz na cidade até 02 de dezembro, é Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP(2010), com pesquisa sobre o documentário autobiográfico intitulada “Documentário em primeira pessoa: relatos íntimos no audiovisual” sob orientação do professor e doutor Arlindo Machado. Cineasta por formação, ela trabalha há vinte anos como atriz profissional em TV, teatro e cinema, e também como assistente de direção, de montagem e diretora.

O workshop “A realideade íntima no documentário” é parte da programação da V Mostra Possíveis Sexualidades, que acontece em Salvador entre os dias 17 e 21 de outubro. A mostra apresentará filmes de ficção e documentários com temática LGBT em três centros culturais de Salvador: Instituto Cervantes, Conjunto Caixa Cultural e SALADEARTE Cinema do Museu.

SERVIÇO

O que: Workshop “A realidade íntima no documentário”
Quando: 20 de outubro, das 9h às 13h
Onde: Conjunto Caixa Cultural, Av. Carlos Gomes, 57, Dois de Julho
Quanto: Gratuito

Acompanhe também o Dois Terços pelo Twitter
Curta a página do Dois Terços no Facebook