Voz e Vez da Criança – Pré-Conferência Setorial de Cultura para a Infância

Sem categoria
2 de outubro de 2011
por Genilson Coutinho

Mais de 120 crianças discutem proposta de cultura para infância

Neste domingo, dia 02 de outubro de 2011, mais de 120 crianças de 07 a 12 anos estarão reunidas, mas não apenas para brincar. Desta vez, o assunto é sério – mesmo que tratado de maneira lúdica e divertida! Na Pré-Conferência Setorial de Cultura para a Infância – Voz e Vez da Criança, elas vão conversar, discutir e elaborar propostas que contemplem seus desejos e necessidades em relação à cultura. Através deste evento, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia vai coletar propostas de crianças de diversas instituições públicas, privadas, Ongs e sociedade civil, inclusive de sem-terrinhas, que chegam a Salvador especialmente para este encontro, representando crianças da zona rural. Juntas, elas vão contribuir com a elaboração do Plano Estadual de Cultura, que agora passa a dar atenção especial também a estes pequenos cidadãos.

A iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia é capitaneada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, que cuida de políticas de cultura geracionais (como infância, juventude e 3ª idade) e vai acontecer durante toda a manhã por iniciativa da única biblioteca infantil do estado, a Monteiro Lobato (no bairro de Nazaré), vinculada à Fundação Pedro Calmon/SECULT. Mas o evento conta também com o apoio de profissionais e especialistas em infância de outras instituições. A abertura, por exemplo, vai ser realizada pela pesquisadora Lydia Hortélio, uma das mais respeitadas especialistas em cultura para a infância do Brasil, e de Maria Eugênia Millet, da Ong CRIA. “A experiência cultural estética na infância tem grande importância na formação do cidadão. Se quisermos verdadeiramente fazer justiça às crianças, teremos que desafiá-las em sua graça e poder, através de sua própria cultura”, afirma Lydia.

Para a diretora da Monteiro Lobato, Rosane Rubim, que desde abril de 2009 está à frente das ações desta biblioteca, a Pré-Conferência Setorial de Cultura para a Infância – Voz e Vez da Criança tem entre seus objetivos estimular a criação de novos espaços que valorizem a brincadeira, o convívio familiar e a cultura da infância. “É importantíssimo estimular a participação infantil na construção democrática de ações que diminuam a exposição das crianças aos riscos sociais presentes em suas comunidades, assim como valorizar o ato de brincar, que está diretamente relacionado à qualidade de vida das crianças, devendo ser resgatado como principal meta das políticas públicas para a infância”.

Após esta etapa, as propostas elaboradas pelas crianças serão sistematizadas e reunidas às proposições de especialistas da área, como arte-educadores, psicólogos, pedagogos, professores de diversas linguagens artísticas, que antes deste evento estiveram reunidos para discutir o tema cultura da infância.

 PROGRAMAÇÃO – 02.10 (domingo)

08h30_Credenciamento

09h_Abertura Oficial

09h15_Grande Roda com Lydia Hortélio e Maria Eugenia Millet

10h_Fala e Apresentação das crianças

10h30_Divisão dos grupos de trabalho de acordo com 03 Eixos Temáticos- Expressões Artísticas (circo, teatro, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual)

– Pensamento e Leitura (livro e leitura, bibliotecas)

– Transversalidade da Cultura (cultura e educação, cultura e direitos Humanos, cultura digital e comunicação, cultura e meio ambiente, cultura e turismo)

12h_Lanche

12h30 Retorno dos grupos para a Plenária e apresentação das propostas

13h30 Encerramento com apresentações culturais realizadas pelas crianças