Você já ouviu falar no vírus HTLV?

AIDS em pauta
9 de setembro de 2019
por Genilson Coutinho

O HTLV é um vírus que tem as mesmas formas de transmissão do vírus da AIDS. Ele também é transmitido sexualmente, por transfusões de sangue, por compartilhamento de seringas, pelo aleitamento materno e ainda não tem cura. Porém, é mais comum que os portadores permaneçam sem sintomas da doença ao longo de suas vidas.

#Sinais e sintomas

E os sintomas indicativos de doença neurológica: Dor na batata da perna e nos pés e na coluna lombar; Fraqueza, dormência e formigamento nos membros inferiores; Perturbações urinárias, principalmente dificuldade para urinar.

Tratamento

O tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. A pessoa deverá ser acompanhada nos serviços de saúde do SUS e, quando necessário, receber seguimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao HTLV.

Prevenção

É recomendado o uso de preservativo masculino ou feminino (disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde) em todas as relações sexuais, e o não compartilhamento de seringas, agulhas ou outro objeto cortante. Da mesma forma, a amamentação está contraindicada (recomenda-se o uso de inibidores de lactação e de fórmulas lácteas infantis).