VIVADANÇA COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

Sem categoria
1 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

Começa esta semana um dos maiores festivais de dança do país. O VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5 trará, entre os dias 1º e 30 de abril, muita diversidade a Salvador, com uma programação repleta de renomados artistas nacionais e internacionais dos mais variados estilos dessa arte. O premiado coreógrafo argentino Luis Arrieta irá mostrar em seu Tango aDeus as especificidades dessa dança, bailarinos de todo o mundo apresentarão seus solos contemporâneos premiados no Internationales Solo Tanz-Theater, em Stuttgart, Alemanha, e o mestre japonês Tadashi Endo irá apresentar, pela segunda vez na capital baiana, a arte do Butô, que fez sucesso no cinema com o filme Hanami – Cerejeiras em Flor (2008).

É bom ressaltar que, além dos espetáculos, o Festival conta também com oficinas, mesas redondas, performances e lançamentos de livros e DVD. Vale destacar o Encontro com os Mestres, que acontecerá às 11h do dia 3, no Teatro Vila Velha, e reunirá para um bate papo grandes nomes da dança no mundo, que irão falar para o público sobre suas diferentes trajetórias de sucesso nessa arte. Tem programação para todos os gostos! E o melhor: todas as atividades são gratuitas.

Sobre o VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5

Durante todo o mês de abril, a cidade de Salvador celebra a dança com o VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5, evento já marcado no calendário cultural como um dos mais importantes dedicados à linguagem no país. Em 2011, o VIVADANÇA traz uma programação que inclui espetáculos, oficinas, exibição de filmes, encontros, mesas redondas, mostras, exposições, shows e o lançamento de um livro. A proposta do Festival é festejar a dança e trazer cada vez mais diversidade – na variedade de estilos, artistas e origens contemplados – ao público soteropolitano. Os eventos terão início no dia 1º do mês e se estendem até o dia 30, com destaque para o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril.

VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5 tem como objetivo mostrar que a dança é diversa, valorizando e estimulando a sua apreciação e promovendo o acesso das pessoas que vão pouco ao teatro para ver esse tipo de espetáculo. “A Bahia é um estado dançante. Temos uma história muito forte, tanto na música quanto na dança. É a nossa língua. E oVIVADANÇA é um evento para observar, apreciar, curtir ver dança. E é importante para o baiano não apenas ser dançarino, mas apreciador”, explica Cristina Castro, diretora artística e curadora do Festival. O evento busca ainda abrir fronteiras da Bahia para o mundo, e vice-versa, e a cada ano recebe um interesse maior dos grupos e bailarinos do Brasil, da Europa, Ásia e agora América Latina.

VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5 é uma realização da Baobá Produções Artísticas e do Teatro Vila Velha, tem a parceria do Fundo Nacional da Cultura[1] e foi contemplado pelos editais da Oi[2], da Caixa[3] e do Fundo Iberescena – programa de promoção, intercâmbio e integração de atividades das artes cênicas latino-americanas

O quê: VIVADANÇA Festival internacional

Quando: de 1º a 30 de abril

Onde: Teatro Vila Velha, Passeio Público, Teatro Castro Alves, Teatro Molière (Aliança Francesa), Teatro do ICBA, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Teatro do Irdeb e no Centro Cultural Plataforma.

Companhias e participantes: Internacionais – Cie Ladainha (França), Cia Cortocineses (Colômbia), La Intrusa (Espanha), Luis Arrieta (Argentina),Internationales Solo-Tanz-Theater Festival (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Israel), Tadashi Endo (Japão);  Nacionais – Antonio Nóbrega (SP), Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo (SP), Cia Druw (SP), Cia Virtual (SP), Grupo de Dança Primero Ato (MG), Núcleo Viladança/Cristina Castro(BA).

Direção Artística : Cristina Castro
Direção de Produção: Will Brandão

Direção Administrativa: Andréa Gama

Patrocínio: Oi; Governo do Estado da Bahia / Secretaria da Fazenda e da Cultura – Programa Fazcultura; Caixa; Governo Federal.

Convênio: Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura.

Parceiros Institucionais: Fundo Iberesecena; Núcleo Viladança; Forum de Dança de São José do Rio Preto; Internationales Solo-Tanz-Theater Festival; Embaixada da Espanha no Brasil; AECID; Instituto Cervantes em Salvador; Aliança Francesa; Embaixada de Israel no Brasil; Goethe Institut – ICBA; Fundação Cultural do Estado da Bahia; Teatro Castro Alves; CMA Hip Hop.

Apoio Cultural: Oi Futuro; TVE; Rádio Educadora.

Realização: Baobá Produções Artísticas e Teatro Vila Velha.

Mais informações e programação completa: www.festivalvivadanca.com.br.

Fotos das atividades e espetáculos: http://www.flickr.com/photos/60801223@N02/sets/