Viva Voluntário amplia participação na Bahia e chega a Juazeiro e Petrolina com evento e parcerias locais

Serviços
12 de dezembro de 2018
por Genilson Coutinho

Depois do lançamento nas cidades-piloto, o programa Viva Voluntário teve a oportunidade de realizar o evento que marca o início da estratégia local de engajamento do projeto na região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Na quarta-feira, 28 de novembro, o evento aconteceu na sede do Rotary Club de Juazeiro com a presença de representantes de organizações e movimentos sociais, líderes comunitários, entidades da sociedade civil e universidades. Além da apresentação do programa Viva Voluntário, houve participação de representantes da sociedade civil falando sobre seu engajamento com o voluntariado local e compartilhando as experiências em projetos sociais da região que contam com o apoio de voluntários.

A equipe do Viva Voluntário contou com o suporte de Iuric Pires Martins, Cristiane Damasceno Barbosa e Luama Soraia Coelho Lins – mestrandos do programa de pós-graduação em Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – para o apoio na divulgação do programa. A mobilização se estendeu para além do evento de lançamento, incluindo a participação da coordenadora do Viva Voluntário na Bahia, Isabel Cantinho, em programas de rádio local e na do Viva Voluntário em universidades da região.

Na ocasião, também foi possível conhecer alguns projetos e iniciativas de organizações da sociedade civil que promovem trabalhos pautados no voluntariado em prol de causas sociais. Um exemplo é a Fundação Lar Feliz, que atende a mais de 400 crianças de 0 a 10 anos de uma das regiões em situação de maior vulnerabilidade de Juazeiro.

Na região Nordeste, o foco de atuação inicial do Viva Voluntário é Salvador, escolhida como uma das cidades-piloto do projeto, junto a São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Boa Vista. No entanto, além da mobilização de organizações da sociedade civil na capital baiana, o programa procura entender a realidade de cada região e ampliar sua atuação em prol do fomento ao voluntariado nas cidades brasileiras.

Sobre o Viva Voluntário

O programa contempla uma cidade-piloto em cada região do Brasil, com equipe local para disseminar e sensibilizar instituições sobre boas práticas de voluntariado. O projeto tem como principal ferramenta sua plataforma virtual (www.vivavoluntario.org), que funciona em formato de rede social e conecta oportunidades com pessoas interessadas em doar seu tempo para atividades voluntárias.

As coordenadoras locais do Viva Voluntário atuam em parceria com organizações do terceiro setor sediadas em cada um dos municípios (Cáritas Brasileira, no caso de Boa Vista; TETO Brasil em Salvador; Parceiros Voluntários em Porto Alegre e São Paulo; e Escoteiros do Brasil em Brasília), para executar estratégias de fomento ao voluntariado.

Depois de realizar os eventos de lançamento, as coordenadoras regionais do Viva Voluntário agora trabalham no mapeamento de na mobilização de Organizações da Sociedade Civil para discussões sobre trabalho voluntário no país.