Comportamento

HIV em pauta

Social

Viva Melhor Sabendo: projeto Teste rápido será realizado em Salvador no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Genilson Coutinho,
30/11/2014 | 11h11

testerapido

O projeto Viva Melhor Sabendo realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes) tem diagnosticado casos de HIV em Salvador, através de testes feitos em parceria com o IBCM (Instituto Beneficente Conceição Macedo), localizado no bairro de Pernambués. O teste é feito gratuitamente através fluído oral para diagnóstico da doença.

Além da realização dos testes, o IBCM promove ações de sensibilização e prevenção da doença nos principais espaços frequentados pela comunidade LGBT, com objetivo de prevenir a população. Em Salvador, dos 259 testes realizados, 17 deram positivos. Os mesmos foram encaminhados para fazer um novo teste nas Unidades de Saúde de Salvador.

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta segunda-feira (1º), em Salvador, o IBCM irá disponibilizar testes rápidos gratuitos, no largo São Lázaro na Federação, às 10h.

Conheça o projeto:

O projeto foi pensado para enfrentar a epidemia de HIV que cresceu no Brasil em alguns grupos. Os atuais números do Ministério da Saúde demonstram que no Brasil cerca de 718 mil pessoas vivem com HIV e AIDS, 39 mil casos de AIDS em média são registrados por ano no Brasil, cerca de 150 mil desconhecem que tem o vírus.

O Ministério da Saúde disponibilizou assim algo mais acessível, como o teste rápido de fluido oral, que pudesse diminuir esses números.

O que é o teste de fluido oral?
O teste do fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.

Existe um publico alvo?

O público alvo do projeto é representado pelas as categorias onde o vírus cresceu mais nos últimos anos são homossexuais, bissexuais, profissionais do sexo, HSH e usuários de drogas, travesti e trans.

Quais são os passos no caso de um diagnóstico positivo?

As pessoas reagentes do nosso teste rápido são encaminhados para as Unidades de Saúde para fazer um teste de confirmação e no caso começarem o tratamento. Como qualquer teste na medicina, o nosso teste precisa de mais um teste de confirmação para ser diagnostico.

Como ter acesso ao teste?

Os interessados podem entrar em contato com a organização do projeto nos seguintes telefones e para agendamento do teste podem enviar um e-mail paravivamelhorbahia@gmail.com.

Telefones:

(71) 3356-6034

(71) 8124-0438

(71) 9328-9155