Viva Melhor Sabendo: Parceria com IBCM oferece testagem rápida com fluido oral para detectar anticorpos do vírus HIV

AIDS em pauta, Comportamento, Social
29 de janeiro de 2015
por Genilson Coutinho

10917427_1045899812093592_8143590649809582459_n

Comemorado nesta quinta-feira (29), o Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans terá uma série de atividades para celebrar a data com o evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano II. As atividades ocorrem até amanhã (30), das 19h às 22h, no Cine-teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas. Uma das ações será a realização do teste rápido com fluido oral para detectar anticorpos do vírus HIV, por meio do projeto Viva Melhor Sabendo, por meio de uma parceria entre a produção do evento e a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). Haverá ainda distribuição de preservativos e material informativo.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, no Brasil, cerca de 718 mil pessoas convivem com o vírus HIV; 39 mil novos casos, em média, são registrados a cada ano; e cerca de 150 mil pessoas desconhecem que são portadoras do vírus. Para atuar neste cenário, e pensando na prevenção, o projeto atende, além de travestis e transexuais, homens que fazem sexo com homens (HSH), homossexuais, profissionais do sexo, bissexuais e heterossexuais, ou seja, qualquer um que queira pode fazer o teste, que é rápido e gratuito.

A transexual Ariane Senna, estudante de psicologia e educadora social da IBCM, explica que o foco do projeto é a prevenção. “Muitas pessoas estão contaminadas e não sabem disso, por isso a importância do diagnóstico. Quem descobre no inicio tem mais qualidade de vida e os riscos trazidos pela doença diminuem muito. Para mim é um orgulho e uma felicidade trabalhar neste projeto, poder ajudar com aconselhamento e estimulando a prevenção”.

Projeto – O projeto Viva Melhor Sabendo é realizado pelo Ministério da Saúde e foi pensado para enfrentar a epidemia de HIV que cresceu no Brasil em alguns grupos. Em Salvador os testes são feitos em parceria com a IBCM, localizado nos bairros de Nazaré e Rio Vermelho. O teste é gratuito, realizado com fluído oral. Além da realização dos testes, o IBCM promove ações de sensibilização e prevenção da doença nos principais espaços frequentados pela comunidade LGBT.

Como ter acesso ao teste? Os interessados podem entrar em contato com a organização do projeto nos seguintes telefones: (71) 3356-6034 (fixo),8124-0438 (Claro), 9328-9155 (Tim), 8850-9093 (Oi) e 9960-1797 (Vivo). O agendamento do teste também pode ser feito pelo e-mail projetovivamelhorsabendo@gmail.com.

Realizado pela Obá Cacauê Produções e idealizado pela jornalista e cineasta Ceci Alves, a programação do Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano II conta ainda com exibição de filmes, documentários, palestras, teatro e pocket-show para abordar, por meio da arte, a visibilidade travesti e trans. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço
O Que: Testagem rápida com fluido oral para detectar anticorpos do vírus HIV durante o evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano II
Quando: 29 e 30 de janeiro, das 19h às 22h
Onde: Cine-teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, Ano II