VISIO. reúne arte, tecnologia e colaboração

Sem categoria
5 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

O Atelier Coletivo VISIO. (lê-se Visio Ponto) chega a sua segunda edição, no dia 10 de dezembro, no Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA, promovendo um encontro entre artistas locais, de outros estados e países. Colaboração e trocas de experiências são palavras chave do projeto mensal, que até maio de 2012, funciona como um laboratório das artes visuais, fotografia, música, design gráfico,videoarteweb art, live act, performance, entre outras linguagens artísticas. O evento acontecerá das 14h às 19h, com entrada franca.

Patrocinado pela Vivo, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura. A cada edição, o público poderá interagir com a estética visual e conhecer o resultado das ações colaborativas desenvolvidas ao longo do projeto cujo objetivo é fomentar a colaboratividade de artistas, atuando em rede e a cada edição, selecionando novos propostos, a partir de uma chamada pública pelo blog do projeto (http://visioponto.blogspot.com).

Para esta edição, já estão confirmadas as participações dos artistas: Giovana Dantas na galeria temporária, Bia Santos (Valencia, Espanha) apresentando vídeos inéditos, fotografias de Clarice Machado, video-instalação e performance do Elétrico – Grupo de Pesquisa em Ciberdança (UFBA), live paint de Vânia Medeiros, videoarte de Felipe Kowalczuk, instalação de Vinicius S.A, entre outros artistas.

E, enquanto conversa sobre arte e aprecia as obras, o público que for passar a tarde no VISIO. também  escutará a ambientação sonora produzida pelos DJ Riffs e Junix, que propõem um clima propício à fruição artística. A partir de janeiro, algumas dessas trilhas estarão disponíveis para free download no CD “Músicavisual”.
Arte em rede – Um dos destaques da proposta de trabalho compartilhado é o COLLAB, que consiste numa rede criativa e colaborativa possibilita que os trabalhos sejam disponibilizados, podendo ser recombinados e sofrer interferências. Para conhecer alguns resultados dessas ações, vale visitar o endereço 

Outro espaço especificamente configurado para criação e apresentação de obras multimídias é o VISIO.Lab, que conta com a parceria do laboratórioLabDebug (http://labdebug.net), apoiado pela UFBA.

Já o Dorkbot, (http://dorkbot.org), apresenta trabalhos voltados à experimentação tecnológica e gambiarra eletrônica ou, curiosamente falando: “gente que faz coisas estranhas com eletricidade”. É uma conhecida rede mundial com eventos regulares em países como USA, Canadá, China, Alemanha e Espanha, e, a cada edição é feita uma convocatória para artistas das linguagens eletrônicas mostrarem o que estão produzindo.

VISIOpontinho – A garotada também tem espaço garantido dentro desta programação. Trata-se do VISIOpontinho, onde acontecem oficinas e mini-canetarium, coordenado pela artistas Juliana Bestetti e Flávia Bomfim, com o objetivo de estimular a criação num ambiente de convívio direto com obras e processos artísticos maturados.

Maiores informações – Blog e Redes Sociais (links):

http://www.visioponto.blogspot.com/

http://www.facebook.com/visioponto

http://www.youtube.com/visioponto

http://www.flickr.com/visioponto

http://twitter.com/visioponto

 

Serviço:

O que: VISIO. – edição dezembro.

Quando: dia 10 de dezembro, a partir das 14h.

Onde:  Pátio do ICBA (Av. Sete de Setembro, Vitória) acesso também pelo Vale do Canela com estacionamento gratuito.

Quanto: entrada franca.

Contatos:

Mônica Santana (Assessoria de Imprensa) – 9118-5501

Andrea May  (Coordenação) – 8822-9979
PROGRAMAÇÃO  VISIO. 10/12/11

14h00 – GALERIA:

* Mostra coletiva:

Participantes: Giovana DantasVania MedeirosClarice MachadoEneida SanchesPablo Lucena,Murilo CanárioMariana GadelhaJamille FortunatoBruno MarcelloSirc HeartMárcio Nonato / Dimenti, Flávia BomfimFernando NaibergCaroline PaternostroSandra SuárezThiago Teles,Marília Palmeira.

* Mostra de PosterArt resultante do projeto de network COLLAB (criação coletiva de imagens via web).

14h00 – VISIOpontinho: oficina info-juvenil de quadrinhos “HQ” com Rafaela Dantas (vagas limitadas por ordem de chegada)

14h00 – MÚSICAVISUAL: dj set de Junix.

14h30 – VISIO.LAB: exposição de obras e processos das oficinas no LabDebug/ UFBA.

15h00 – ATELIER COLETIVO: Live Paint e Canetarium (grupo de desenho ao vivo) – ações em parceria com a MIL MUROS. Participantes: Markuza, Davi Caramelo, Aline Cruz, Ligia Aguiar, Maurício Santil, Markuza, Eder Muniz, Fernando PJ, dentre outros.

16h00 – VISIOpontinho: Mini-Canetarium sob orientação de Juliana Bestetti.

17h00 – MÚSICAVISUAL: dj set de Riffs.

17h00 – PERFORMANCE:  Tuti Minervino

19h00 – MOSTRA AUDIOVISUAL E ARTE ELETRÔNICA:

DORKBOT (pessoas fazendo coisas estranhas com eletricidade) (15’) apresentando:

_ Paula Carneiro – Para o herói: experimentos sem nenhum caráter – fluidos sobre tv

_ “Movimentos para um Protoboard” – interfaces alternativas para interação homem-máquina utilizando ferramentas livres e conceitos de upcycling.

* Videoanimação “Massa”de Clara Domingas (3’30”)

* Videos de Bia Santos (Valencia, Espanha) (2’40” e 1’50”)

* Video “Ar Decor Ar” de Pablo Lucena (3’11”)

* Lançamento do video “Vuvulezas Dreams” de Felipe Kowalczuk (5′)

* Mostra do Eletrico – Grupo de Pesquisa em Ciberdança (UFBA) (20’)

[ Encerramento previsto: 20h00 ]

VISIO. 2011 é patrocinado pela Vivo, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura.

Mais informações: http://visioponto.blogspot.com/