Viny Brasil fará turnê pela Europa

Música, No Circuito
30 de junho de 2016
por Genilson Coutinho

Faltando 15 dias para embarcar com destino a Europa, onde fará temporada de três meses para apresentações em países como Itália, França, Espanha e Suécia o cantor e compositor Viny Brasil não para. Atração do festival Brasseveckans vänner (festival de cultura brasileira que acontece na Escandinávia), nos dias 27 a 31 de julho, o artista tem dedicado os dias que antecedem a turnê europeia à finalização da produção do seu primeiro EP autoral – Hebraico on-line, cujo lançamento será feito em seu retorno ao Brasil.

O trabalho, terceiro da carreira, trará seis faixas inéditas e terá como carro-chefe a música Hebraico on-line, que dá nome ao novo projeto. Carismático e dono de uma voz marcante, Viny Brasil conquista o público pela qualidade do trabalho que vem desenvolvendo ao longo de mais de uma década de carreira dedicada à música.

Assumidamente apaixonado pelas maravilhas provenientes da diversidade cultural, procura sempre mesclar estilos musicais variados, fazendo releituras da música popular brasileira e resgate de pérolas do cancionário nordestino, desenvolvendo assim um estilo único e pessoal. Seu objetivo é com sua música, valorizar a poesia e a cultura nordestina. Como influenciadores cita Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Anastácia, Alceu Valença, Zé Ramalho, Petrúcio Amorim, Xico Bizerra, Gilberto Gil, entre outros artistas que refletem com os seus trabalhos toda a ludicidade e beleza do Nordeste brasileiro.

Essas influências são bastante marcantes nos seus dois CDs do projeto Zabumbaião, trabalho que evidencia sua veia nordestina, trazendo releituras de grandes sucessos do forró tradicional e da MPB. Nele, Viny Brasil também se destaca como compositor, apresentando a canção Magia no Ar, música originalmente gravada como um Ijexá, que recebeu um nova roupagem, encabeçando o segundo CD do Zabumbaião, como um autêntico Forró. “A paleta rítmica do Zabumbaião é uma celebração à musicalidade nordestina e tem como diferencial a vibração e a alegria evidenciadas através do Baião, Xote, Xaxado, Samba de coco e Galope”, explica Viny Brasil sobre o projeto. Além de cantor e compositor, Viny Brasil possui um estúdio musical (Estúdio B), local ao qual dedica boa parte do seu tempo às suas composições autorais e à produção do trabalho de outros artistas.