VII ENECULT: Palestras, debates e intervenções artísticas marcam a programação do evento

Sem categoria
28 de julho de 2011
por Genilson Coutinho

Entre 3 e 5 de agosto, o VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) reúne centenas de pesquisadores, professores, estudantes universitários, artistas e profissionais vinculados ao campo cultural em Salvador. Durante os três dias do evento, a cultura será discutida em suas mais diversas nuances: política, economia, artes, patrimônio, desenvolvimento, direitos autorais, sexualidade, dentre outros temas. As atividades acontecem no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF 03/Campus Ondina) e Teatro do Movimento (Escola de Dança/UFBA).

A programação do encontro inclui duas mesas redondas e três palestras com a participação de renomados estudiosos da cultura e profissionais da área. O premiado escritor moçambicano Mia Couto, o professor da Universidade Tecnológica de Bolivar e ex-assessor do Ministério de Cultura da Colômbia Germán Rey, a crítica de arte e doutora em Psicologia Social Suely Rolnik, a doutora em Ciência Política Evelina Dagnino e o diretor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República do Uruguai Gonzalo Carámbula são alguns dos palestrantes convidados.

Pessoas de 23 estados do Brasil e de outros países como Portugal, Argentina e Espanha também apresentarão cerca de 400 trabalhos multidisciplinares, divididos em 17 eixos temáticos. Esta edição conta com algumas novidades. Além de criar quatro novas áreas temáticas (Culturas, Gêneros e Sexualidades; Culturas e América Latina; Culturas e Músicase Culturas e Territórios), com o intuito de diversificar as modalidades de submissão de trabalhos e ampliar o diálogo com as artes, pela primeira vez, o ENECULT promove a apresentação de intervenções artísticas. Em 2011, foram selecionadas 12 propostas, criadas por autores da Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro. O evento inclui ainda lançamento de 22 livros e uma festa de encerramento no dia 5 de agosto.

O encontro é uma realização do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (FACOM), instituições da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis no blog:enecult.wordpress.com.

PALESTRANTES

Arturo Rodríguez Morató – É doutor em Sociologia pela Universidad Autónoma de Barcelona e professor titular e coordenador do Doutorado em Sociologia da Universidad de Barcelona. Preside a Associação Espanhola de Sociologia da Cultura e das Artes.

Cristina Costa – É doutora em Ciências Sociais (Antropologia Social) e livre-docente em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade de São Paulo e coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão da Comunicação.

Evelina Dagnino – é doutora em Ciência Política pela Stanford University. Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Foi professora visitante da Yale University, nos EUA, e da Goteborgs Universitet (Iberoamerikanska Institutet), na Suécia.

Germán Rey – É doutor em psicologia pela Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, e professor do programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Cultura da Universidad Tecnológica de Bolivar (Cartagena, Colômbia).

Gonzalo Carámbula – É diretor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República do Uruguai. Atuou como Diretor Geral do Departamento de Cultura da Prefeitura de Montevidéu (1995-2005), consultor contratado da UNESCO e co-editor da Agenda 21 da Cultura (2004).

Mareia Quintero Rivera – É professora da Universidade de Porto Rico, onde também coordena o Programa de Mestrado em Gestão e Administração Cultural. Tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo.

Mia Couto – Jornalista e escritor moçambicano. Dentre outras obras, é autor dos romances O último voo do flamingo (2000) e Terra Sonâmbula (1992). Já foi agraciado com diversos prêmios, a exemplo do Vergílio Ferreira (1999) e União Latina de Literaturas Românicas (2007).

Paulo Costa Lima – Tem doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e em Artes pela Universidade de São Paulo. É professor da graduação e pós-graduação da Escola de Música da UFBA desde 1979. Entre 2005 e 2008, presidiu a Fundação Gregório de Mattos.

Suely Rolnik – Com doutorado em Psicologia Social pela PUC de São Paulo, leciona na mesma universidade e é professora convidada do Programa de Estudios Independientes (PEI) no Museu d’Art Contemporani de Barcelona.

Víctor Vich – É crítico literário e doutor em Literatura Hispano-americana pela Georgetown University (EUA). Leciona no programa de mestrado em Estudos Culturais da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e é pesquisador do Instituto de Estudos Peruanos (IEP).

Serviço:

O que: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT)

Onde: Salão Nobre da Reitoria da UFBA, Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF 03/Ondina) e Teatro do Movimento (Escola de Dança/UFBA).

Quando: 3 a 5 de agosto de 2011

Realização: CULT/Pós-Cultura/IHAC/FACOM/UFBA

E-mailcult@ufba.br

Confira programação aqui