VII ENECULT chega ao final com lançamento de livros em larga escala

Sem categoria
6 de agosto de 2011
por Genilson Coutinho

Com uma festa de encerramento no forte São Diogo, a sétima edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura reuniu os participantes dos três dias de debates, palestras e mesas redondas para o lançamento coletivo de 24 livros que abordam diferentes aspectos da cultura e os elementos ligados a ela. O evento que começou às 21h, contou com intervenções artísticas nos corredores do forte, assim como a presença de algum dos autores.

Um dos destaques do lançamento foi o livro organizado pelo educando Leandro Colling, Stonewall 40 + o que no Brasil?, que aborda os movimentos LGBT e as conquistas adquiridas nesses últimos 40 anos. Os frutos das pesquisas, artigos publicados e mesas redondas realizadas em 2001 pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade da UFBA, se transformaram no livro que coloca o enfoque das reivindicações no Brasil e nas políticas identitárias desenvolvidas e influenciadas pela rebelião de 1969 no bar de Stonewall.

Alguns títulos integrados ao lançamento foram a Terceira Diáspora de Goli Guerreiro, as Injustiças da Música em Transição de Micael Herchmann e as Políticas Públicas Culturais: a Voz dos Gestores de Frederico A. Barbosa da Silva, dentre outros. A maioria dos livros foi publicada pela Edufba (Editora da Universidade Federal da Bahia) e trouxe o trabalho coletivo de professores, alunos e contribuidores. A conclusão do encontro contou ainda com um coquetel aberto a todos os presentes, ressaltando a gastronomia e cultura baiana e nordestina.

Por Bira Vidal

Foto: Genilson Coutinho