Comportamento

Social

Vida de Jean Genet ganha é destaque no Festival Mix Brasil em São Paulo ;confira a programação

Genilson Coutinho,
17/11/2014 | 16h11

mixbrasil

A programação de teatro do 22º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, em São Paulo, apresenta na próxima terça-feira, 18, às 19h, um de seus destaques: a peça “Genet – O Poeta Ladrão”, que rola na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo (CCSP). De forma fragmentada e sem cronologia, as cenas mesclam desde momentos da realidade (com Genet se prostituindo como garoto de programa), até seu confinamento na prisão (onde começa a escrever sobre mundo das ruas) e seus delírios.

A convite do diretor Sergio Ferrara, Zen Salles escreveu o texto tendo como fonte de pesquisa a autobiografia do escritor, “Diário de um ladrão”, e “Genet: uma biografia”, de Edmund White, além de personagens e situações das peças e livros do dramaturgo, como “Nossa Senhora das Flores”, “O Balcão” e “As Criadas”.

Dentro desta proposta de licença poética, a peça começa exatamente em 1969, quando Genet veio ao Brasil para a estreia de “O Balcão”, montagem revolucionária de Ruth Escobar e dirigida pelo argentino Victor Garcia. Ao saber que vivíamos numa ditadura e que muitos artistas eram presos, Genet se identifica com a situação e relembra sua juventude vivida nos anos 40 em Paris, onde foi preso inúmeras vezes.

A programação completa do Festival Mix Brasil você confere clicando aqui.

CCSP: Rua Vergueiro, 1000 – estação Vergueiro do Metrô