ViaPalco realiza espetáculos em praças públicas

Música, Teatro
9 de março de 2016
por Genilson Coutinho

Sete praças públicas de Salvador serão palco para nova temporada do grupo de teatro ViaPalco que se inicia neste final de semana (12). Começando o itinerário pela Praça Bela Vista, no Alto do Cabrito, às 16 horas, as apresentações gratuitas também acontecem – sempre aos sábados e domingos – em praças dos bairros do Lobato, Periperi, Paripe, Fazenda Coutos, Plataforma e Campo Grande.

Com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal do Salvador, através da seleção do edital Arte em Toda Parte ano III, realizado pela Fundação Gregório de Mattos, o ViaPalco apresenta dois dos espetáculos de rua que fazem parte do repertorio do grupo: O Circo de Um Homem Só e Dia de Circo. As apresentações fazem parte do projeto ViaPalco em Movimento , criado para comemorar os 18 anos de existência do grupo.

Além destas apresentações, com o intuito de valorizar o teatro de grupo e as artes de rua como células de produção e de criação artísticas e geração de trabalho e renda na área cultural, o projeto ViaPalco em Movimento também realiza residência de criação e montagem com um grupo de teatro do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Durante o período de três meses, o Dùdú Odara, selecionado após levantamento de grupos teatrais ativos da região, participará de oficinas de formação artísticas oferecidas e ministradas pelo ViaPalco:  palhaçaria, treinamento de técnicas circenses, oficinas de maquiagem, cenário, figurino, direção e produção. Esta vivência culminará na montagem de um espetáculo, dirigido por João Lima, que será apresentado pelo Dùdú Odara na praça de Plataforma, bairro onde reside, e também no Campo Grande.

ESPETÁCULOS

DIA DE CIRCO

Criado a partir de um processo coletivo e de exploração do universo circense, Dia de Circo é um espetáculo que mistura teatro e circo e pretende estimular o imaginário e o sonho das crianças e tocar, pela memória, o coração dos adultos.

Indicado ao Prêmio Braskem como melhor espetáculo infanto-juvenil/2008, Dia de Circo relembra o grande acontecimento que era a chegada de um circo numa cidade. E, como todo espetáculo circense, Dia de Circo é uma diversão garantida para toda a família!

O CIRCO DE UM HOMEM SÓ

O Circo de Um Homem Só é um espetáculo circense de rua, montado e realizado pelo ator e diretor João Lima, composto de reprises autorais executadas por um palhaço que decide realizar só um espetáculo de circo completo. Sozinho, Tiziu arma o circo e ao mesmo tempo executa os papeis do apresentador, do mágico, do malabarista e também da bandinha.

É a peculiaridade na execução dos números e o carisma do palhaço, na relação com a plateia, que dá o tom cômico e cativante do espetáculo. Deste modo, os números são apenas um pretexto para esse alegre encontro do público com o palhaço, um dos personagens mais característicos do maravilhoso mundo do circo.

 

DÙDÚ ODARA

Criado em 2008, o Dùdú Odara, primeiro grupo de teatro negro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, desde sua idealização prioriza em seus trabalhos a importância de levar a temática negra para o teatro. As montagens do grupo têm como objetivo a valorização do negro e a criação de uma dramaturgia na qual a presença dos personagens negros, sobretudo afro-brasileiros, se registra de forma marcante.

Com o espetáculo Meu Nome é Brasil, peça de maior destaque do grupo, o Dùdú Odara fez diversas apresentações em Salvador e participou de alguns festivais de grande importância no Brasil.

CRONOGRAMA

12/3 – O Circo de Um Homem Só (Praça Bela Vista – Alto do Cabrito)

13/ 3 – Dia de Circo (Praça Bela Vista – Alto do Cabrito)

02/4 – O Circo de Um Homem Só (Praça Pedra Dourada- Lobato)

03/4 – Dia de Circo (Praça Pedra Dourada – Lobato)

09/4 – Dia de Circo (Praça da Revolução – Periperi)

10/4 – O Circo de um Homem Só (Praça da Revolução – Periperi)

16/4 – O Circo de um Homem Só (Praça João Martins – Paripe)

17/4- Dia de Circo (Praça João Martins – Paripe)

30/4 – Dia de Circo (Praça dos Padres – Fazenda Coutos)

01/5 – O Circo de um Homem Só (Praça dos Padres – Fazenda Coutos)

07/5 – O Circo de um Homem Só (Praça São Braz – Plataforma)

08/5 – Novo espetáculo do grupo Dùdú Odara (Praça São Braz – Plataforma)

14/5 – Novo espetáculo do grupo Dùdú Odara (Praça Dois de Julho – Campo Grande)

15/5 – Dia de Circo (Praça Dois de Julho – Campo Grande)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

O que: ViaPalco em Movimento – apresentações em praças públicas

Quando: de 12 de março até 15 de maio

Quanto: Gratuito

Realização: ViaPalco Grupo de Teatro

Produção: Susana Coelho