Vereadores de Simões Filho aprovaram Dia Municipal do Orgulho LGBT

Comportamento, Social
20 de março de 2019
por Genilson Coutinho

Vereador Cleiton Bolly Bolly

O Legislativo Municipal de Simões Filho  aprovou na ultima  noite desta terça-feira (19), o Projeto de Lei de nº 002/2019 de autoria do vereador Cleiton Bolly Bolly (Solidariedade) que institui o 3º domingo do mês de setembro como o Dia Municipal do Orgulho LGBT no município de Simões Filho.

O Dia Municipal do Orgulho LGBT passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura Municipal de Simões Filho. A sessão ordinária foi marcada com a presença dos líderes e ativistas LGBT, entre eles, Rafael Myranda, idealizador do projeto e José Lefet. A proposta tem alinhamento e amparo jurídico com a política estadual e federal.
“O Projeto de Lei visa à inserção de data comemorativa no calendário de eventos do município, objetivando homenagear os homossexuais e promover os direitos, a livre orientação sexual e a identidade de gênero”, relata o Parecer Conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e Educação.

“Colocamos este Projeto de Lei nesta Casa porque nós sabemos que o Estado é laico e acima de tudo estamos legislando para o povo e este projeto fala de direitos iguais para todos e agora municipalizando a Lei nós estamos mostrando que não temos preconceito e cada um tem a sua legitimidade com a sua orientação sexual”, declarou o vereador Bolly Bolly.

Durante discussão da proposição, diversos vereadores teceram elogios ao autor da matéria e saudaram a comunidade LGBT representada por Rafael Myranda e José Lefet no Parlamento. ”Nós estamos aqui através da democracia e nós temos que entender a democracia de cada um e devemos respeitar e o grupo LGBT é bem-vindo nesta Casa porque nós não fazemos acepção de pessoas”, disse Adailton Caçambeiro (PRP).

Líder da oposição na Câmara, o vereador Sandro Moreira (PSL), parabenizou o projeto e a luta dos representantes da comunidade LGBT, Rafael e Lefet e de todos que levantam a bandeira. “Nós temos que ter o respeito e o cuidado com todos os cidadãos”, acrescenta. Moreira também relembrou da luta do saudoso Nino Penteado com a causa LGBT no município.
“A bandeira que todos nós representamos nesta Casa é a bandeira do povo e é por isso que nosso prefeito Dinha tem defendido todas as classes e todas as causas”, concluiu Cleiton Bolly Bolly.