Velho Chico lança nova coleção “Redentores”

In Moda
20 de novembro de 2015
por Genilson Coutinho
Nova Coleção Foto Paulo Guedes

Nova Coleção Foto Paulo Guedes

A marca baiana de roupas, Velho Chico apresenta sua nova coleção de estampas cheias de personalidade: “Redentores”. As criações representam a libertação, coragem e resistência do povo nordestino, e usam como inspiração heróis dessa nação plural e culturalmente tão rica.

“A ideia é mostrar que todos podemos ser redentores  que contribuem para a libertação do nordeste, tanto em sua condição de oprimido social quanto de desvalorizado culturalmente”, explica Tamir Freitas, Diretor de Criação da marca. Composta por cinco novas criações, a nova coleção estará à venda a partir de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) na loja virtual da marca  com entrega para todo país.

De Zumbi dos Palmares a Antônio Conselheiro, passando por Iemanjá, pelos heróis da Revolta dos Alfaiates e pelo Tropicalismo, tudo isso é apresentado de forma criativa e inovadora nas novas estampas, mostrando a verdadeira essência do Nordeste e convidando os nordestinos a se orgulharem da sua cultura. Afinal, nordestino orgulhoso de sua história é também um redentor de nosso povo!

Para mostrar de forma expressiva o que essa nova coleção representa, a Velho Chico produziu um ensaio fotográfico em um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador: o Mercado Modelo. Além do cenário – símbolo histórico da resistência negra e do comércio cultural da cidade, foram selecionados para o editorial modelos negros com apenas um casal branco.

“Em Salvador, cidade mais negra fora da África, a representação do branco como padrão é cruel e injusta. Os editoriais de moda e propagandas produzidas aqui muitas vezes nos passam a impressão de estarmos em uma cidade europeia”, desabafa Tamir. “Aqui na Velho Chico nossa cota é do avesso: temos vagas para brancos com traços negros”, ironiza.