Vale do Dendê inaugura Espaço de Inovação no Shopping da Bahia

Arte e Exposições, Gastronomia, Literatura, No Circuito
21 de maio de 2018
por Genilson Coutinho

A holding Vale do Dendê, criada para estimular o empreendedorismo criativo em Salvador, inaugura nesta segunda-feira, 21, no Shopping da Bahia, o Espaço de Inovação #ValeDoDendê. O espaço será palco de cursos, workshops, palestras e encontros de networking profissional, sempre estimulando o desenvolvimento social, a transformação do ecossistema criativo e a valorização de jovens, mulheres e afrodescendentes.

 “Este é um projeto de baianos para baianos, que é um traço forte do Shopping da Bahia. Por isso, estamos muito satisfeitos em receber esta operação, que é pioneira em shoppings centers e trará conteúdo inovador para os jovens que querem empreender ou adquirir mais conhecimento”, comemora a gerente de Marketing do SDB, Mayara Diniz.

 O Espaço conta com local para coworking, miniauditório para até 30 pessoas, espaço de divulgação do trabalho dos empreendedores ligados à Aceleradora Vale do Dendê, além de uma área maker para o desenvolvimento de tecnologias, gerenciada pelo Mídia Étnica_Lab, unidade do Instituto Mídia Étnica (IME). “É o primeiro empreendimento do gênero no Brasil, lançado no modelo pop up e localizado dentro de um Shopping Center”, explica Paulo Rogério Nunes, cofundador da Holding Vale do Dendê e CEO da Aceleradora.

 O acordo assinado com a direção do Shopping prevê a utilização do espaço até setembro. Neste período serão avaliados os resultados obtidos e feitas as necessárias correções de rota, procedimento típico da cultura startup. O formato pop up permite iniciar as operações rapidamente, num endereço de destaque e sem empatar o capital em contratos de locação de longo prazo. “Queremos aproveitar a tradição do shopping como polo de atração de pessoas de diversos segmentos sociais para oferecer uma programação bastante eclética, mas sempre focada na inovação”, destaca Ítala Herta, cofundadora da Holding e diretora de operações da Aceleradora.

 Com exceção do coworking, exclusivo para utilização dos empreendedores vinculados à Aceleradora Vale do Dendê, todas as demais atividades (cursos, palestras e workshops, pagos ou não) serão franqueadas ao público. “Pensamos num formato de atuação democrático e inclusivo, elementos que estão no cerne de nosso DNA”, pontua o cofundador do Vale e diretor de parcerias da Aceleradora Vale do Dendê, Hélio Santos.

 Para Rosalvo Neto, diretor do Instituto Mídia Étnica, levar um espaço de tecnologia para um shopping vai ajudar na disseminação de informações positivas para a juventude. “O MídiaÉtnica_Lab espera engajar os jovens da nossa cidade, levando treinamentos em áreas estratégicas para o futuro, como robótica e internet das coisas. Queremos que eles pensem sobre o presente e o futuro?.

 A Aceleradora Vale do Dendê conta com o apoio da Fundação Itaú Social e da Fundação Alphaville.

 SERVIÇO

 O que – Espaço de Inovação #ValeDoDendê

Onde – Shopping da Bahia 2 piso  (Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores, Salvador)

Horário – de segunda a sábado, das 09h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.

 Sobre o Vale do Dendê

 Fundada em novembro de 2016, Vale do Dendê é uma empresa de impacto social que tem como objetivo criar uma plataforma de atração de investimentos sociais e econômicos para a revitalização da periferia e do centro de Salvador, restaurando espaços públicos e privados, formando mão de obra qualificada e criando um novo branding para a cidade. A proposta visa transformar Salvador em uma referência nacional de economia criativa e inovação.

 O nome do projeto foi inspirado no Vale do Silício, na Califórnia. O trabalho é voltado para apoiar os novos empreendedores com workshops de capacitação, conectando-os em rede e ajudando-os a buscar investidores. Vale do Dendê proporcionará também intercâmbios, serviços de branding, planejamento estratégico, internacionalização de marcas e ativação de produtos e serviços. O foco preferencial são as startups lideradas por mulheres e afrodescendentes.

 Visite o website e as redes sociais de Vale do Dendê

http://www.valedodende.org

https://www.instagram.com/valedodende

https://www.facebook.com/valedodende

https://twitter.com/valedodende

 Sobre o MídiaÉtnica_Lab

 O MídiaÉtnica_Lab é um braço do Instituto Mídia Étnica, ONG criada em 2005, e que funciona como o primeiro centro de inovação cidadã com foco na promoção da comunidade negra do Brasil. Trata-se de um espaço onde programadores/as, ativistas, artistas, jornalistas, hackers e demais produtores (makers) possam exercer livremente suas iniciativas e conectar-se com grupos que desenvolvem um trabalho semelhante no mundo.

 http://www.midiaetnica.com.br/