Vale Cultura será tema de Debate na Biblioteca Pública dos Barris

Sem categoria
8 de abril de 2013
por Genilson Coutinho

Na próxima terça-feira (09), ás 19h, o Complexo Cultural dos Barris realiza um debate público sobre os impactos da implementação do Vale Cultura – incentivo cultural do Ministério da Cultura (Minc). O evento será realizado na sala Kátia Mattoso, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia e será ministrado pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, que apresentará estudo sobre o programa, considerando as especificidades da Bahia. O mesmo debate já aconteceu em Brasília e além de Salvador, está previsto para outras capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém.
Um dos principais assuntos a ser discutido é a concentração dos equipamentos públicos culturais no Brasil e a exclusão de acesso à cultura para a população de baixa renda. O documento da Fundação Perseu Abramo que pautará o debate no Complexo Cultural dos Barris, está disponível para download através do link: www.fpa.org.br/uploads/FPA-Comunica-ValeCultura.pdf. A atividade reunirá estudantes, políticos, artistas, comunicólogos e pesquisadores, a mesa contará com a participação do secretário de cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.
O Vale Cultura será um benefício mensal, de R$ 50, destinado a trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos para incentivar o consumo de produtos culturais como cinemas, bibliotecas, teatros, museus, centros culturais e livrarias. Criado pelo então presidente Lula, em 2009, foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, em 2012. Após a regulamentação da Casa Civil, o Minc baixará uma ordem que estabelece as regras de utilização do programa. A previsão é de que o incentivo entre em vigor a partir do segundo semestre de 2013, beneficiando 21,2 milhões de brasileiros.
Pesquisa – O estudo ?Exclusão nos equipamentos culturais e potencial do Vale Cultura no Brasil?, produzido pela Fundação Perseu Abramo e fundamentado por dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Emprego, concluiu que tal incentivo proporcionará um aumento na procura das plataformas culturais, esbarrando na carência de equipamentos vivenciada na maioria dos municípios brasileiros.
Equipamento de cultura ? O Complexo Cultural dos Barris é um espaço administrado de modo compartilhado pela Secretaria de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon (Fpc) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), reunindo diferentes ambientes de lazer, interação, arte, cultura, formação e leitura. É formado pelo Espaço Xisto Bahia, Galeria Pierre Verger, Diretoria de Audiovisual (Dimas), salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, Centro de Memória da Bahia, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, além de ser sede da Biblioteca de Extensão (Bibex).

Serviço
O quê: Debate ? Vale Cultura com Marcio Pochmann
Onde: Sala Kátia Matoso, Biblioteca Pública do Estado da Bahia ? Complexo Cultural dos Barris
Quando: terça-feira, 09/04, 19h