Universitária é vitima de homofobia em Itajuipe

Genilson Coutinho,
24/02/2014 | 17h02

 Uma universitária foi vítima de homofobia e constrangimento em praça pública na madrugada deste domingo (23), em Itajuípe, no sul da Bahia. O ataque ocorreu quando Janaína Oliveira, que é homossexual, voltava para casa em companhia de amigos. A agressão partiu de pessoas, segundo ela, conhecidas. “Graças ao meu amigo, não apanhei, mas me constrangeram moralmente, me agredindo com palavras”, afirmou. O grupo homofóbico ameaçava surrar a jovem: “Chupam minha p…. Vou te bater nem que eu vá pra cadeia”, bradou um dos agressores, segundo Janaína.

A estudante diz ter reagido, chamando-os de homofóbicos e machistas. “Vocês estão me violentando”. O coletivo Marcha das Vadias Itabuna orientou a universitária e os amigos a prestarem queixa policial contra o grupo. O Fórum de Cultura da Bahia e o coletivo Marcha das Vadias repudiaram a agressão sofrida por Janaína, que é militante do movimento LGBT em Itajuípe. O professor Luiz Mott Decano, do Movimento Homossexual da Bahia, enviou uma solicitação de agilidade no caso para o governador da Bahia e entidades de luta e defesa dos direitos dos LGBT.Com informações  do pimenta.blog

Confira a solicitação:

Exmo. Governador da Bahia,

Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Paulete Furacão, do Nucleo LGBT da SJDH/Ba

Secretaria Nacional de DH /LGBT

Conselho Nacional LGBT

Sec.Nac.DH

Forum LGBT/Ba

 

Prezados:

Saudações!

 

Pela reportagem abaixo, consta que a jovem JANAINA OLIVEIRA, lésbica, foi gravemente insultada e ameaçada em praça pública de Itajuípe, sul da Bahia.

 

Solicitamos imediata atuação de V.Sas. junto  às autoridades competentes locais para investigar e punir tais abusos.

 

No aguardo de resposta,

 

atenciosamente,

 

Prof.Dr. Luiz Mott

Decano do Movimento Homossexual da Bahia