UMA TEMPORADA NO PARAÍSO ESTREIA NA SALA DO CORO

Sem categoria
22 de janeiro de 2012
por Genilson Coutinho

Neste domingo 22, haverá ensaio aberto das 18h às 20h.

O novo espetáculo do diretor baiano Fabio Viana, UMA TEMPORADA NO PARAÍSO, estreia em 27 de janeiro (sexta-feira) com nobres propósitos e muita vontade de transformar. A peça valoriza o ator em cena apresentando interpretações vigorosas, integra diferentes técnicas artísticas, quer romper preconceitos, formar platéia e tem ampliado o acesso da população de baixa renda ao universo da arte por meio de ensaios abertos realizados na periferia e no centro da cidade. No mesmo dia, haverá a abertura da exposição “ KAOS”, da designer Silvana Partucci na Sala do Coro do TCA.

O espetáculo é uma adaptação para o teatro da compilação literária “Mitologia do Kaos – Obras Completas”, do cantor, compositor e escritor carioca Jorge Mautner, publicada em 2002 pela Editora Azougue.

O espetáculo integra uma série de atividades de caráter sócio-cultural do PONTO DE CULTURA: CULTURA E CIDADANIA DA PAZ e do BARRACÃO DAS ARTES, da CASA DAS ARTES ILÊ AIÓ. Oficinas de artes integradas: teatro, dança, canto e música, artes circenses,, capoeira e costumização dinamizam relações sociais e criativas num intercambio que agrega jovens de varias comunidades da periferia de Salvador.

A peça encerra ainda a chamada “Tetralogia do Kaos” – seqüência de peças apresentadas pelo diretor desde 2006 com inspiração nas idéias libertárias de Mautner. De acordo com Viana, a principal intenção do espetáculo é aproximar o público local sobretudo os jovens, de um pensamento de vanguarda. “Mautner é uma espécie de profeta; é uma antena transmissora que capta, filosofa, transmite e propõe mudanças de comportamento. Ele defende a necessidade de resgatarmos a pureza do amor e fortalecermos o contato humano, a troca, o compartilhar neste mundo hoje dominado pela técnica. Para ele, a arte e a cultura têm papel fundamental neste sentido, pois são ferramentas revolucionárias”, comenta o diretor. O escritor, que conhece a dedicação de Fabio Viana ao estudo das suas obras, confirmou presença na estréia.

O elenco é composto por jovens intérpretes de 17 a 30 anos que integram o Bando de Teatro Sem Nome, criado há cinco anos. O trabalho conta ainda com a participação especial de músicos instrumentistas e percussionistas . Outra participação de destaque é a do músico e ator Afonso Penna, na interpretação ao violão de clássicos de Mautner, como Maracatu Atômico, O Vampiro e Coisa Assassina e da cantora e atriz paulista Céllia Nascimento.

Mostra – Na noite da estréia, acontece ainda na SALA DO CORO DO TCA abertura da exposição “ KAOS”, da designer Silvana Partucci. Serão expostas imagens em cores que mostram o making of de UMA TEMPORADA NO PARAÍSO em material impresso e multimídia – Um monitor apresentará seqüências de imagens ininterruptamente. A designer registrou as diferentes fases do trabalho: desde as reuniões iniciais de concepção até os últimos ensaios.

SERVIÇO:

O quê: Uma temporada no Paraíso

Onde: Sala do Coro Teatro Castro Alves

Quando: 27 de janeiro a 12 de fevereiro, (sexta a domingo)

Horário: 20 horas

Ingressos (inteira): R$ 10,00