Um Jardim para Judite terá programação especial neste mês

No Circuito, Teatro
3 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

O Jardim de Judite receberá uma série de eventos neste mês de maio com programação para todas as idades. Além da 2ª edição da Feirinha da Nova – que dá visibilidade à produção artística e gastronômica de Santo Amaro, reunindo trabalhos artesanais em várias técnicas, doces, salgados e culinária tradicional – o evento vai contar com os Encontros Aborboletados, Invenciones de Uma Cadeira Aborboletada e Souvenir de Jorge Alencar.

O destaque do mês será o espetáculo Invencionices de uma Cadeira Aborboletada. Inspirado no próprio livro Judite quer chorar, mas não consegue!,  que sempre deixou brechas para imaginarmos inúmeras situações que são insinuadas, os mistérios de Judite agora podem ser revelados por Edu O. e Ana Luiza Reis no mini-teatro que transforma a cadeira de rodas – parceira em tantas aventuras de Edu O. – na protagonista das histórias. Ela será ao mesmo tempo cenário e personagem, onde os artistas vão explorar suas diversas possibilidades com criação nos elementos da cadeira e, literalmente, pretendem vira-la  pelo avesso para descobrir sons, imagens e formas de contar os casos de Judite que ninguém nunca ouviu. “É um encontro com nossas crianças internas, contando para nossos meninos histórias de fazer sonhar. Que as essas Invencionices de uma cadeira aborboletada consiga voar alto como Judite tem voado todos esses anos”, afirma Edu Oliveira. O espetáculo acontece no dia 14 de maio, às 16h.

Antes disso, tem os encontros Aborboletados, que acontecem entre os dias 10 e 13 de Maio, das 9h às 11h, com oficinas intituladas “Despertando Judites: experiências de criar e aprender danças com crianças”, junto às crianças da APAE de Santo Amaro.

Um Jardim para Judite

Para comemorar os 10 anos de uma trajetória vitoriosa pelo Brasil e exterior, Judite ganhou no mês de março um Jardim em Santo Amaro, sua cidade natal e residência onde Edu O. passou sua infância e adolescência descobrindo a lagarta, que ficou conhecida no espetáculo “Judite quer Chorar, mas não consegue”. Até junho, o quintal da casa 53 abrigará uma instalação interativa, intitulada Um Jardim para Judite, criada por Edu O. e pelo artista visual Valter Ornellas. Nele, crianças e adultos estão vivendo um verdadeiro encontro com o real e o lúdico através dos elementos referenciais da obra “Judite…” com cores, cheiros, sons, objetos e imagens que possibilitem uma experiência sensorial e estética a todos os visitantes. O projeto foi contemplado pelo Edital Agitação Cultural 2015 – SECULT BA.

 Serviço
Encontros Aborboletados com Edu O. e Ana Luiza Reis
De 10 a 13 de Maio – 9h às 11h – Oficinas com as crianças da APAE de Santo Amaro
Visita no Jardim
11 de maio – 17h
Souvenir – espetáculo de Jorge Alencar
Feirinha da Nova – 14 de Maio
13h – Abertura para almoço, petiscos e artesanato
15h – Gibiteca do Gui
16h – Estreia – Invenciones de Uma Cadeira Aborboletada com Edu O. e Ana Luiza Reis
17h – A Capella de Wally – Performance de Alex Simões
17h:30min: Show Musical com o Grupo Coisa de Pele
Local: Rua C., Casa 53 – Nova Santo Amaro (Santo Amaro – BA)
Entrada Franca