Ultimo dia de inscrição para o “Workshop Absorvente” do Coletivo Sob Todos os Olhares

Sem categoria
30 de março de 2012
por Genilson Coutinho

O Coletivo Sob Todos os Olhares promove em Salvador o “Workshop Absorvente! Concurso de Dramaturgia”. Este projeto inicia as atividades deste coletivo que através de uma linguagem leve e divertida, reúne teatro, música, dança, vídeo, artes plásticas e fotografia. Todas as artes serão apresentadas de forma simultânea, no mesmo ambiente, todos interligados e essencialmente independentes. As inscrições estão abertas até o dia 30 de março de 2012.
O projeto será trabalhado sob a ótica da comédia e do universo feminino, começando com um concurso de dramaturgia. Para tanto, será promovido o Workshop Absorvente! A partir deste trabalho, serão formatados por indicação do ministrante, três núcleos de dramaturgia (de 1 a 5 dramaturgos), compostos pelos participantes do workshop, considerando aproximação de tema e estilo de escrita. Caberão a estes núcleos apresentar a comissão julgadora três textos dramáticos, inéditos, no gênero cômico, com a temática do universo feminino.

Os textos serão apresentados e selecionados num ciclo de leituras dramáticas, intitulado Desabafos! Esta escolha será pautada pela opinião de um júri oficial, formado por profissionais do teatro baiano, com a participação de Fernanda Paquelet, Cláudio Simões, além das coordenadoras do projeto, Cibele Marina e Patrícia Rammos. O texto vencedor participará da segunda etapa do projeto que consiste na montagem do coletivo de artes (peça) em data a ser definida, com previsão para agosto de 2012.

O Workshop terá um limite de vagas de quinze participantes que deverão enviar um roteiro inédito, tomando como base a comédia e o universo feminino. O material deverá ser digitado e apresentado em forma de ação dramática, com descrição de personagens e cenas. O workshop é aberto ao público. Os participantes terão 20 horas de aula, dois dias por semana, das 14h às 18h.

O trabalho vencedor, escolhido pelo júri levará um prêmio em dinheiro, mais pagamento pelos direitos autorais do texto e porcentagem sobre a bilheteria líquida.

O Coletivo de Artes Sob Todos os Olhares projeto foi aprovado pelo Edital de Demanda Espontânea, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Três produtoras, um coletivo.

O Coletivo Sob Todos os Olhares saiu das cabeças de duas produtoras e atrizes do cenário baiano. Patrícia Rammos (Da Preta Patrícia Produções) e Cibele Marina (ContraRegra Produções). Juntas resolveram escrever um projeto que se propõe a dialogar com as diversas artes colocando-as em evidência. Fernanda Paquelet (Quatro Produções Artísticas), produtora, atriz e iluminadora foi convidada para ser a Diretora Artística do Coletivo e Cláudio Simões para orquestrar a escolha do texto, a ser encenado e que também servirá de inspiração para o espetáculo dialogue com as outras artes envolvidas.

“Ao entrar no curso de bacharelado em Interpretação Teatral da Escola de Teatro da UFBA, nunca pensamos que um dia tornaríamos também produtoras. Mas o que parecia distante se tornou vital diante das dificuldades dos atores da nossa geração, que veem a necessidade de serem gestores dos seus próprios projetos”, afirma Patricia Rammos.

Cibele Marina acrescenta outro fator importante no nascimento do projeto foi o confronto com as questões femininas, somadas a ansiedade profissional. As atrizes então escondidas atrás das produtoras de projetos alheios sentem uma necessidade crescente de atuar, de botar a cara novamente, sem dramas, sem rancor e na hora certa.

“O Coletivo Sob Todos os Olhares pensa coletivo, valorizando os novos e os experientes profissionais da cena, priorizando sempre as iniciativas ousadas e únicas”, afirma a diretora artística do projeto, Fernanda Paquelet.

O quê: “Workshop Absorvente! Concurso de Dramaturgia
Onde: Quatro Produções, Garcia
Quando: Inscrições estão abertas até o dia 30 de março de 2012, através e-mail:coletivosobtodososolhares@gmail.com, ou pelo blog: http://www.sobtodososolhares.blogspot.com.
Valor: Gratuito