Último dia da programação da mostra Possíveis Sexualidades traz filmes imperdíveis

Sem categoria
21 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


Na Caixa Cultural, haverá exibição dos filmes Tierra Madre (Dylan Verrechia, México, 2010, 62 minutos) às 14h. Baseado na história real de Aidee González, passando por sua carreira como bailarina erótica, o cuidado de seus filhos, e o encontro com sua namorada, Rosalba.

Às 16h, a programação segue com Guerriller@s (Montse Pujantell, Espanha, 2010, 54 minutos). Guerriller@s é uma reflexão sobre a identidade de gênero, uma reflexão sobre a construção de gênero e suas estratégias de controle a partir de um grupo bastante heterogêneo de militantes pela luta transexual e transgênero.

Às 18h, tem Romeos (Sabine Bernardi, Alemanha, 2011, 94 minutos) e, às 20h, Olhe pra mim de novo (Kiko Goifman & Claudia Priscilla, Brasil, 2012, 77 minutos). Em Romeos, Lukas é um rapaz transexual, fazendo a transição de mulher para homem. Fabio, um gay atraente e descolado, que logo atrai e será atraído por Lukas. A distinção entre noções de identidade e orientação sexual são o cerne dessa trama romântica.

Já em Olhe para mim de novo, no sertão nordestino, Silvyio Luccio, um homem transexual, apresenta seu modo particular de viver a vida sob uma perspectiva masculina. Nesse documentário, afloram questões de seu passado, a relação com familiares próximos e o desejo pela cirurgia de transgenitalização.

No Instituto Cervantes, na ladeira da Barra, às 15h tem mostra competitiva de curtas nacionais e, às 17h, mostra de curtas lésbicos latinoamericanos.

A curadoria do evento é assinada pelo professor e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Rodrigo Barreto, que divide com a produtora cultural Fernanda Bezerra a idealização do projeto. A V Mostra contou com a colaboração de Alberto Tuá, gestor cultural do Instituto Cervantes.