UFBA promove festival sobre pesquisa em música

Música, No Circuito
2 de dezembro de 2016
por Redação

Começa na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, o Paralaxe – I Festival de Pesquisa em Música da UFBA, que tem por tema “A pesquisa em música e suas relações com a produção artística, o ensino, a memória e a articulação com a sociedade”. O evento acontecerá até 7 de dezembro, com atividades na Escola de Música (EMUS/UFBA) e no Museu de Arte Sacra da UFBA.

O festival surgiu pela necessidade de se refletir sobre os desafios da atualidade e seus impactos na concepção e natureza da pesquisa em música, avaliando não apenas sua constituição como processo de investigação, mas também seu entrelaçamento ativo com o ensino, a produção artística, a memória e o diálogo com outros agentes e instâncias da sociedade.

duo-robatto-3

Como lembra o diretor da Escola de Música da UFBa, Heinz Karl Schwebel, a EMUS encerra o ano de 2016 com a considerável cifra de 400 trabalhos de Pós-Graduação defendidos, sendo 120 Teses de Doutorado, refletindo a intensidade de sua atuação como centro de pesquisa. “A realização do Paralaxe 2016 materializa esses caminhos, em formato de evento, investindo no entrelaçamento de teorias e práticas, no diálogo entre a formação acadêmica e profissional, enfim, permitindo a reflexão crítica, a troca de experiências e o enfrentamento dos nossos desafios diante da atualidade”, observa.

Com atividades diárias a partir das 8 horas, o Paralaxe constará de colóquios, debates, lançamentos e apresentações musicais (recitais). Na programação artística, o evento terá atrações como o violonista Mário Ulloa, o Duo Robatto (Pedro e Lucas Robatto), o Trio MarinGinká, a Banda de Boca, entre outras.

Os interessados em participar devem se inscrever e submeter trabalhos através do site: http://www.paralaxe-inscricao.ufba.br/ Informações: www.paralaxe-inscricao.ufba.br/ ou enviar e-mail para: paralaxe@ufba.br.