Notícias

Twitch apresenta #FeitoComTodes, canal de diversidade em parceria com o Itaú

Genilson Coutinho,
18/07/2021 | 22h07

A Twitch, serviço de entretenimento interativo ao vivo, anuncia uma parceria com o Itaú Unibanco no projeto #FeitoComTodes. O canal conta com uma programação que promove, de forma perene, a valorização da diversidade, a disseminação de boas práticas no chat e a presença segura da comunidade LGBTQIA+ no cenário de e-sports e tecnologia. A série de lives tem início no dia 30 de julho.

Para garantir a representatividade dos conteúdos e a pluralidade dos temas abordados, as ferramentas únicas de interatividade da Twitch entram em cena em todos os programas, que vão apresentar lives musicais e de debate. Nas enquetes no chat da Twitch serão selecionados os temas e, no Instagram do Itaú, quais creators devem comandar a conversa. O conteúdo será escolhido pela comunidade e criado por curadores de perfis diversos para toda a comunidade Twitch.

A audiência vai transitar entre as lives por meio das raids, que permitem que o público de um canal seja redirecionado para outro, garantindo exposição dos temas discutidos e mantendo a conversa ativa dentro do serviço, criando uma rede de conversa. O recurso também colabora com a formação de audiência de criadores iniciantes que participam do projeto.

“Seja por meio da nossa marca ou em parcerias comerciais, a Twitch sempre busca apoiar e ampliar iniciativas que fomentem uma comunidade mais inclusiva e igualitária, online e offline, dentro e fora do serviço. Isso vai desde o aprimoramento da tecnologia, tornando nossos algoritmos mais afiados para combater discurso de ódio e assédio, até na promoção de boas práticas e incentivo a criadoras e criadores de perfis diversos por intermédio do nosso programa de Parcerias. Esta iniciativa com o Itaú, além de um marco para a comunidade, também reforça nosso posicionamento compartilhado em prol de um cenário gamer mais diverso e seguro”, afirma Phil Chaves, diretor comercial da Twitch.

#FeitoComTodes, uma alusão ao novo posicionamento do banco, é baseado no evento original Twitch Paratodes, que ocorreu ao longo de 2020, com o objetivo de destacar criadores e incentivar o debate e a inclusão. As primeiras edições do Paratodes reuniram dezenas de streamers, artistas e criadoras e criadores de conteúdo relevantes no cenário em lives sobre visibilidade lésbica, consciência negra e combate à LGBTQIAfobia. Entre as criadoras e os criadores participantes, estiveram a drag queen Rita Von Hunty, os coletivos Afrobapho e Batekoo, as cantoras Mel, Bia Ferreira, a criadora Preta Araújo, e os cantores Rico Dalasam e Jaloo.

O Itaú é a primeira marca a patrocinar o canal, e o projeto faz parte das iniciativas do banco para materializar a estratégia da plataforma #IssoMudaOGame, que busca contribuir para o desenvolvimento do universo gamer por meio de iniciativas de impacto social, passando também pelo diálogo aberto para torná-lo ainda mais diverso. “Assim como lançamos o edital para financiar projetos LGBT+ para valorizar as questões de diversidade dessa comunidade no País, e criamos a Squad da Boa Influência em nossas redes sociais, a parceria com a Twitch vem para dar luz à necessidade de respeito às pessoas no ecossistema dos e-sports”, explica Robson Harada, head de Growth Marketing do Itaú Unibanco. “Somente um ambiente plural e seguro permitirá que a transformação social continue acontecendo também por meio dos games”, finaliza o executivo.

O universo gamer tem a reputação de ser um espaço predominantemente masculino. Mas, de acordo com a pesquisa PGB de 2021, este cenário já começou a mudar. Atualmente, 51,5% das pessoas que aderiram aos games no Brasil são mulheres e 50% de toda a audiência é composta de pessoas negras. A Twitch acredita na capacidade de descoberta de novos públicos e criadores em streaming e promove iniciativas com a intenção de tornar o serviço cada vez mais plural, assegurando que todas e todos sejam celebrados e apoiados.