TVE promove debate sobre transexualidade no próximo domingo (5)

Sem categoria
3 de maio de 2013
por Genilson Coutinho


Redução da idade para realização da cirurgia de readequação genital, de 21 para 18 anos, foi a recente proposta do Ministério da Saúde para os casos conhecidos como transexualidade. Mas, de fato, o que é o chamado transtorno de identidade de gênero? A questão, levantada em sociedade por diversos vieses, como da medicina e da cultura de comportamento e identidade, será discutida no TVE Debate do próximo domingo, dia 05 de maio, às 21h30, na TVE Bahia. Sob o tema “Ciência e Sexualidade”, o jornalista Vanderson Nascimento comanda o programa, que tem como convidados o médico ginecologista Jarbas Dultra, a médica especialista em sexualidade Alcione Alves e o chefe do Serviço em Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Nilo Leão.
Nesse TVE Debate, serão apresentadas, entre outras coisas, variações de perfis das pessoas que não se identificam com os gêneros atribuídos em sociedade e os tipos de intervenções de transgenitalização, que preveem alterações do feminino para o masculino e vice-versa. No Brasil, desde 2008, a cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde e, em alguns estados, o serviço já está funcionando plenamente. Na Bahia, existe uma iniciativa do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Saúde do Estado e instâncias municipais, para oferecimento de processos operatórios.
O TVE Debate, produzido por Kléber Rego e Acácia Filgueiras, vai ao ar sempre aos domingos, às 21h30. A programação da TVE Bahia pode ser conferida, também, através do portal www.irdeb.ba.gov.br.