TV Globo encerra “Amor à Vida” com primeiro beijo gay entre homens da emissora

Genilson Coutinho,
01/02/2014 | 02h02

Os 45 pontos de audiência – com picos de 48 -, de acordo com dados prévios do Ibope, foram suficientes para um acontecimento histórico da TV aberta no Brasil: os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) contracenam no primeiro beijo gay entre homens em novela da TV Globo, no último capítulo da novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, que foi ao ar nesta sexta-feira (31), fato que acabou com expectativas e quebrou de vez o tabu com esta cena tão esperada há muito tempo pelo público brasileiro.

Em 2011, o SBT exibiu um beijo entre duas mulheres na novela “Amor e Revolução”, mas não foi suficiente para extinguir o desejo dos telespectadores em ver a cena, que já se pode perceber livremente nas grandes capitais brasileiras, mesmo algumas ainda enxergarem com certa recusa.

A cena rolou quando Niko se preparava para ir ao trabalho e Félix se declarou, dizendo não viver mais sem seu “carneirinho”. Os dois trocaram um carinhoso beijo, que foi além de um simples selinho.

‘Estou anestesiado!’, diz Thiago Fragoso após o final feliz de Félix e Niko

Mesmo sendo o grande vilão da trama, Félix conquistou o público pela sua irreverência e bordões que caíram no gosto popular.

Ao longo da última semana, a expectativa do beijo crescia cada vez mais. Na última terça-feira (28), o perfil oficial da Rede Globo nas redes sociais postou a hashtag #feliko, indicado que a cena poderia ocorrer.

 Com a polêmica provocada pelo beijo, a Rede Globo divulgou uma nota explicando sua decisão ao transmitir a cena.

“Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história”, diz a nota.