TV Assembleia transmite neste domingo Parada LGBTQIA+ de Roraima

Genilson Coutinho,
04/09/2021 | 21h09
Foto: Divulgação/ALE-RR

Pelo segundo ano seguido, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ será celebrada em uma live que ocorrerá nesse domingo (5), das 15h às 19h, e contará com atrações artísticas. O tema deste ano será “O vírus da intolerância também tira vidas, use o respeito e a máscara do amor”.

O evento, que está na sua 20ª edição no estado, vai ser transmitido em uma live no YouTube do Grupo DiverRRsidade e pela TV Assembleia, direto do palco Roraimeira do Teatro Municipal de Boa Vista.

A Parada terá cinco apresentadores, sendo eles a miss trans Hayub, o digital influencer Adeilton, as jornalistas Mari Turco e Karina Teixeira e o cantor Dynho. Também será feita a entrega do prêmio Direitos Humanos Dr. Marcos Braga, que reconhece instituições, empresas e personalidades que dão visibilidade ao movimento.

De acordo com o coordenador da Parada e diretor do grupo DiveRRsidade, Sebastião Diniz, o evento acontece como um momento de luta e reflexão.

Em 2020, a parada ocorreu pela primeira vez de forma remota por conta da pandemia da Covid-19, e foi apresentada pela comediante Silvetty Montilla. Em 2019, última vez que ocorreu de forma presencial, centenas de pessoas se reuniram na Praça Velia Coutinho, no Centro de Boa Vista.

Prêmio Direitos Humanos Dr. Marcos Braga

Presente em todas as Paradas LGBTQIA+ do país, o Prêmio Direitos Humanos reconhece instituições, empresas e personalidades que dão visibilidade e promovem ações e políticas públicas direcionadas ao movimento.

Na terceira edição, o prêmio agora carrega o nome do professor dr. Marcos Braga, que morreu de covid-19 em fevereiro. Ex-diretor do Grupo DiverRRsidade, importante ativista da causa LGBTQIA+ e ambiental, o educador deixou um legado de luta por justiça social e de respeito ao próximo, sobretudo em defesa dos povos indígenas da Amazônia.

Relação dos agraciados com a honraria:

·         Ana Cristina Carvalho de Oliveira (ABV-Associação de Bem com a Vida);

·         Ana Lucíola Franco (advogada);

·         Eugênia Glauci (médica);

·         Joenia Wapichana (deputada federal);

·         Joziel Loureiro (tabelião);

·         Lenir Rodrigues (deputada estadual);

·         Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR);

·         Silvia Reis

Grupo de DiveRRsidade

Fundada em 2003, a Associação Roraimense pela Diversidade Sexual (DiverRRsidade RR) é uma entidade sem fins lucrativos que tem se destacado no fomento da cidadania, suporte jurídico e organização de eventos e de apoio às políticas públicas de saúde, como prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), junto à população LGBTQIA+, assim como no combate e conscientização da LGBTQIA+fobia com o público em geral.

Em 2017, a associação foi declarada de utilidade pública pelo Estado, por meio do Decreto Legislativo nº 056/17, proposto pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), aprovado pela Assembleia Legislativa. Desde então, está apta a receber recursos financeiros do governo para o desenvolvimento de atividades e programas.

Os artistas que irão se apresentar na parada são:

  • Melanny D’Leon, Drag Queen;
  • Ricarda Montalvão;
  • Frank Rafael;
  • Nadynne & Ana Kelly;
  • Nayadi Rayssa;
  • Dynho;
  • Dj Sara Harry;
  • Dj Heverton Castro;
  • Dj Andmix;
  • Grupo Impacto Music;
  • Evelin Campos.