Troféu Castro Alves divulga lista de ganhadores da edição 2017; confira

Música, No Circuito
17 de abril de 2017
por Redação
Grandes nomes da música baiana foram eleitos na edição 2017 do Troféu Castro Alves (Foto: Montagem)

Grandes nomes da música baiana foram eleitos na edição 2017 do Troféu Castro Alves (Foto: Montagem)

Há 28 anos a Revista Exclusiva premia os melhores do Carnaval de Salvador. Foi a pioneira entre todos os veículos de comunicação do planeta a qualificar os melhores artistas e entidades carnavalescas que “lutavam” para conquistarem o reconhecimento do público e da mídia na época em que o Carnaval era feito com amor, com paixão.

Com a lacuna deixada pela Federação dos Clubes Carnavalescos da Bahia, entidade sem fins lucrativos, criada e comandada pelo carnavalesco Archimedes Silva, já falecido, que premiava os melhores do Carnaval, a Revista Exclusiva resgatou o glamour desse tipo de premiação, sendo posteriormente copiada por jornais, rádios e televisões da Bahia, tendo a revista, inclusive, sido outorgada como a “Melhor” por um dos troféus que ganhou notoriedade: no primeiro ano a revista recebeu o prêmio, mas no segundo ano recusou por achar indevida a premiação, uma vez por ser ainda “exclusiva” efetivamente, não tinha concorrência, então não poderia ser considerada a Melhor, e também por não ter sido lançada ainda a edição especial do Carnaval, como avaliar se seria a “Melhor”?

A denominação “Troféu Castro Alves” para o prêmio, na verdade, não se deu em primeira instância em homenagem ao poeta baiano, mas sim para fazer uma alusão ao logradouro que leva o seu nome: Praça Castro Alves, palco da apoteose do Carnaval soteropolitano até o final dos anos 1990, onde o povo se aglomerava tomando como sua casa. Entretanto, como o poeta é “mais forte” que a própria praça, atraiu para si as homenagens e assim ficou e o troféu assumiu, uma vez que sendo a praça nomeada em sua memória, o poeta homenageado estava porque ele mesmo disse que “a praça é do povo como o céu é do condor. É antro onde a liberdade cria a águia ao seu calor!”, e o não menos importante poeta baiano Caetano Veloso o parodiou dizendo que “a Praça Castro Alves é do povo como o céu é do avião”, um dos maiores sucessos carnavalescos de todos os tempos.

Durante esses 28 anos o Troféu Castro Alves enfrentou diversas crises nacionais e internas, mas nunca perdeu o glamour nem a credibilidade junto aos artistas e ao meio carnavalesco. Manteve-se retilíneo a sua proposta que é de premiar de fato os melhores. Muitas vezes, e isso é natural, causa polêmica e descontentamento ao desagradar a opinião pública por divergir da preferência popular ao escolher uma música, um ou uma artista que não esteja na mídia ou na boca do povo.

O Troféu Castro Alves mantém sempre um corpo de jurados técnico para avaliar, sobretudo, a categoria “Melhor Revelação”, categoria essa que causa muita controvérsia, uma vez por escolherem em outras premiações artistas que já participaram do Carnaval, sendo assim, não podem ser considerados “revelação”, já que nada se revela mais que uma vez, não importa quando e por qual segmento ou premiação.

Esse ano de 2017, excepcionalmente, a cerimônia para a entrega da estatueta do Troféu Castro Alves está prevista para o dia 3 de junho, na Cidade de Genebra, na Suíça, para elevar e divulgar o nome da Bahia, do Carnaval de Salvador, os nomes dos artistas e, obviamente, o nome do troféu.

Votação do corpo de jurados composto por oito integrantes técnicos mais o voto popular, perfazendo o total de nove votos.

CORPO DE JURADOS DE 2017:
1 Adan Nascimento – Jornalista e colunista do Jornal Massa
2 Almir Santana – Radialista – Rádio Excelsior da Bahia
3 Celso Cotrim – ex-diretor de Internacional e Nacional da Bahiatursa
4 Clovis Dragone – Jornalista e Editor da Revista Exclusiva
5 Gabriel Leão – Apresentador de TV em Aracaju – Cobriu Carnaval de Salvador Pela Record
6 Genildo Lawiscky – Jornalista notório de Salvador – Editor do Site Agora na Bahia
7 Marjorie Moura – Jornalista e Presidente SINJORBA
8 Pedro Costa – Advogado e Presidente da COMCAR
9 Votação Popular – Internet através do site da Revista Exclusiva

GANHADORES DO TROFÉU CASTRO ALVES 2017
Melhor Cantora:
Mari Antunes
Melhor Cantor:
Saulo Fernandes
Melhor Performance Feminina:
Ivete Sangalo
Melhor Performance Masculina:
Saulo Fernandes
Melhor Música:
Taquitá – Cláudia Leitte
Melhor Bloco:
Cerveja & Cia
Bloco do Ano:
Cerveja & Cia
Melhor Bloco Infantil:
Ibeji
Cantora Revelação:
Millane Hora (Banda Timbalada)
Cantor Revelação:
Filipe Escandurras
Banda Revelação:
Reduto do Samba
Categoria Prêmio Wilson Marques:
Melhor Trio: Barretão