Trio Cavaleiros de Jorge, com J. Veloso, Jorge Mautner e Isabella Taviani, abre programação do Carnaval Pipoca

Sem categoria
3 de março de 2011
por Genilson Coutinho

É com Música Popular Brasileira que o Carnaval Pipoca 2011 se inicia: nesta sexta-feira, 4 de março, o Trio Cavaleiros de Jorge percorre as avenidas entre Barra e Ondina, sob o comando de J. Veloso, Jorge Mautner e Isabella Taviani. O desfile está marcado para começar às 14h45, abrindo a programação do programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que garante opções de folia gratuita com a presença de trios independentes no circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande-Centro).

Comemorando 70 anos de idade, o cantor, compositor, músico, escritor e dramaturgo carioca Jorge Mautner, relevante nome da cultura brasileira, atuante no cenário cultural e político desde a adolescência, traz ao carnaval de Salvador a história de seu trabalho. Autor de canções como “Maracatu Atômico” (feita em parceria com Nelson Jacobina), gravada por Gilberto Gil em 1973, Mautner é uma figura que extrapola a polêmica e a provocação com sua conduta de firmeza, engajamento e bom-humor. Sua trajetória como “artista maldito” da MPB, registrada numa discografia de 12 álbuns-solo e em parcerias que, além de Nelson Jacobina e Gil, incluem obras feitas com Caetano Veloso, vai certamente fazer a alegria dos foliões.

Já o anfitrião baiano J. Veloso apresenta o repertório que compõe o show que batiza o trio elétrico: em Os Cavaleiros de Jorge, o cantor mistura o tradicional do recôncavo baiano com elementos do candomblé, da MPB e do pop brasileiro. Para completar, Isabela Taviani mostra porque é um dos destaques da Música Popular Brasileira contemporânea.

Carnaval Pipoca – O Trio Cavaleiros de Jorge abre uma série de 15 desfiles de trios independentes do Programa Carnaval Pipoca, da SecultBA. Esta iniciativa leva também em conta, além da promoção da diversidade de ritmos, o fato de que dos 478 mil residentes de Salvador que pulam o Carnaval, 58,9% são foliões pipoca.

Através da seleção de projetos especiais, a Secretaria realizou a curadoria de três trios elétricos licitados pela Bahiatursa. Fazem parte da programação, além de J. Veloso, Jorge Mautner e Isabella Taviani, nomes como Luiz Caldas, Novos Baianos, Lazzo Matumbi, Gerônimo, Cacau do Pandeiro, Motumbá e a atração internacional Geoffrey Chambers.

A SecultBA também apoia o desfile do Microtrio de Ivan Huol e as apresentações de Gereba e Paulinho Boca no Terreiro de Jesus, Coletivo do Reggae em trio da Prefeitura e o projeto Samba de Nossa Terra no trio do COMCAR. Ainda articulou o apoio do Governo do Estado ao Palco do Rock, em Piatã, que conta com o patrocinio da Bahiagás.

Outra ação do Carnaval Pipoca é a contratação e pagamento de 107 artistas selecionados pela Prefeitura de Salvador/Conselho do Carnaval para desfilar em trios elétricos e seis palcos dos bairros Cajazeira, Itapuã, Liberdade, Periperi, Plataforma e Tancredo Neves. O público poderá conferir a performance de artistas como Márcia Short, Sarajane e Nelson Rufino.

O investimento de 2011 para o Carnaval Pipoca é da ordem de R$ 2 milhões e conta com a parceria das empresas públicas da Bahia como Embasa e Bahiagás.

Programação dos Trios do Carnaval Pipoca*:

Sexta-feira – 4/março

Barra (Dodô)

Cavaleiros de Jorge (J. Veloso, Jorge Mautner, Isabella Taviani) – 14h45

Avenida (Osmar)

Lazzo – 20h30

Luiz Caldas – 23h

Sábado – 5/março

Barra (Dodô)

Luiz Caldas – 14h40

Avenida (Osmar)

Motumbá – 17h30

Novos Baianos (Paulinho Boca, Baby, Galvão e convidados) – 22h20

Domingo – 6/março

Barra (Dodô)

Bahia Reggae Power (Max Romeo e Georffrey Chambers) – 20h30

Avenida (Osmar)

Barca da Folia (Noeme Bastos, Luciano Bahia e Robson Moraes) – 18h35

Gerônimo – 21h25

Segunda-feira – 7/março

Barra (Dodô)

Na Palma da Mão (Davi Vieira e Escola Percussiva) – 14h30

Avenida (Osmar)

Tonho Matéria – 12h30

Edil Pacheco – 19h40

Terça-feira – 8/março

Barra (Dodô)

Vozes Quilombolas (Claudia Cós’tta, Grupo Quixabeira, Isabel de Feira e Sambistas do Recôncavo) – 17h

Avenida (Osmar)

Samba de Moça Só (Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro e Banda Samba das Moças) – 17h

Buck Jones – 20h50

* os horários, determinados pelo Conselho do Carnaval, podem sofrer alteração.

Programação dos trios independentes e apresentação nos bairros consulteaqui.

http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2011/Programacao/CircuitosOficiais2011.asp

Programação do Palco do Rock consulte aqui.

http://www.palcodorock.accrba.com.br/programacao.htm