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Trident vira PRIDENT pelo segundo ano consecutivo para o mês do Orgulho LGBTQIAP+

Genilson Coutinho,
16/06/2022 | 09h06

Pelo segundo ano consecutivo, Trident passa a ser PRIDENT, em alusão ao termo “orgulho” – em inglês, pride – para o mês do Orgulho LGBTQIAP+. Com a ação, a marca tem o objetivo de oferecer seu nome, sua visibilidade e suas cores para apoiar a comunidade. Além disso, a marca firma parceria ao longo de 2022 com a Casa Chama, ONG voltada à população transgênero com atuação sociopolítica e cultural, que trabalha para garantir emancipação, valorização e qualidade de vida para a população trans.
 

Idealizada pela agência Leo Burnett Tailor Made em parceria com a Mondelez Brasil, a ação prevê patrocínio da exposição “Trans_Borda — O olhar opositivo na arte”, realizada por artistas transgêneros que residem na cidade de São Paulo entre os dias 03 e 30 de setembro, no IAB-SP Instituto de Arquitetos do Brasil. O projeto, aprovado pelo PROAC, vai apresentar performances e outras atividades criadas por nove artistas, com o objetivo de evidenciar talentos antes desconhecidos e abrir portas para quem é esquecido e ignorado pelo preconceito da sociedade.
 

Entre os dias 15 e 22 de junho, os artistas parceiros da Casa Chama: Bruna Cury, Irmãs Brasil, Jonas Van, Manauara Clandestina e Vulcânica Pokaropa terão seus trabalhos expostos nas redes sociais da marca e em mídia Out Of Home, como relógios de rua, totens no metrô e Eletromídia, espalhados principalmente pela região da Avenida Paulista, em São Paulo. Além disso, no dia da Parada LGBTQIA+, 19 de junho, a marca vai expor o trabalho de todos eles em quatro relógios da Avenida Paulista.
 

“Entendemos que a causa LGBTQIAP+ precisa ser apoiada de forma consistente o ano todo e não apenas no mês de junho. Por isso buscamos apoiar um projeto sólido e com papel fundamental na comunidade. A Casa Chama é um espaço de desenvolvimento das potencialidades da população trans e acreditamos que dar notoriedade e enaltecer a potência destes artistas é uma forma importante de garantir representatividade que é o que Trident acredita. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos muito felizes de poder contribuir nessa jornada”, comenta Anna Carolina Teixeira, diretora de balas e gomas da Mondelēz Brasil.
 

A ação dá continuidade ao histórico de atuação de Trident na causa LGBTQIAP+ e conversa com o posicionamento da marca sobre destravar a autenticidade das pessoas, reforçando o compromisso com a inclusão e a diversidade. Tal atuação é reflexo da cultura institucional da Mondelez Brasil que já tem em seus valores políticas internas efetivas para garantir representatividade em sua força de trabalho, garantindo uma vivência com dignidade e respeito. Inclusive, a empresa acaba de ser destaque no Prêmio Diversidade, no qual foi a única empresa de alimentos reconhecida. E, antes mesmo de ações regulatórias, já atuava com políticas claras de zero tolerância à discriminação de orientação sexual e identidade de gênero, com tratamento dos colaboradores pelo nome social, ainda que não tenham sido oficializados, e deixa livre a escolha para o uso de vestiários e banheiros. Colaboradores da empresa contam com equidade salarial e licença maternidade e paternidade estendidas, inclusive para casais homoafetivos.  Há ainda o projeto programa “Investindo com Propósito, que incentiva relações comerciais com fornecedores que fortalecem a comunidade, ou seja, comprometimento com empresas lideradas por mulheres, pretos e pardos, Pessoas com Deficiências e LGBTQIAP+.
 

“A causa LGBTQIAP+ faz parte do DNA da nossa marca. Queremos consolidar ainda mais a nossa posição de apoio à comunidade. Para nós, PRIDENT é mais que uma campanha, é um chamado para que as pessoas se sintam cada vez mais reconhecidas com liberdade e respeito. É também um convite a todos para uma conversa profunda e necessária sobre como ser um aliado, afinal essa é uma luta de todos nós”, completa a executiva.
 

“Como curador e presidente da ONG Casa Chama, costumo dizer que, ao trabalhar com pessoas trans, mais importante do que o que vai ser feito é como vai ser feito. Todo o processo com a Trident tem tido respeito, compreensão, escuta e troca, o que possibilita resultados ainda melhores para o projeto. Temos trabalhado para inserir artistas trans em todas as esferas e o apoio da marca impulsiona esse movimento de uma forma muito especial”, comenta Rodrigo Franco, fundador e presidente da ONG Casa Chama, que também foi responsável por toda a curadoria do projeto.
 

O plano de mídia da campanha está concentrado no ambiente digital. Para potencializar o alcance da ação, a marca vai contar com a participação de influenciadores parceiros como Luisa Sonza, Gil do Vigor, Pepita, Lia Clark, Assucena, Nick Cruz, Carolixas, Gabriel Lodi, Miguel Pasqueletto, Ventura Profana, Caio Revela, que vão criar conteúdos nas redes sociais.
 

“Trident se vestiu de orgulho no ano passado com o Prident e já começou apoiando de verdade a comunidade. Este ano demos um passo à frente, vamos levar nosso orgulho pelas ruas estampando trabalhos da comunidade LGBTQIAP+. É o orgulho do orgulho”, explica Alessandra Sadock, Diretora de Criação da Leo Burnett TM.

ALÉM DO MÊS DO ORGULHO — CONHEÇA OS ARTISTAS PARCEIROS DA CASA CHAMA:

Vulcanica Pokaropa – É Travesti, formada em Fotografia, Mestra em Teatro pela UDESC e Doutoranda em Artes pela UNESP, pesquisa sobre presença de pessoas Transexuais, Travestis e Não Bináries no Teatro, Performance e Circo. Produtora da série documental “Desaquenda” que está disponível no canal do youtube “Cucetas Produções”. Integra a Cia Fundo Mundo, cia de circo formada exclusivamente por pessoas Trans. Nas artes plásticas e visuais tem explorado diversas mídias como pintura, vídeo, escultura, neon, e sua pesquisa tem partido da sua construção enquanto pessoa que viveu por 15 anos dentro da religião católica, tem pesquisado as imagens e símbolos que essa religião construiu e transformando em algo que se aproxime mais de vivências trans. Tem trabalhos no acervo do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, do MAC – Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
 

Manauara Clandestina – É filha de missionários evangélicos do Amazonas, sua relação com arte inicia dentro da igreja entre viagens da capital até os interiores, sendo também preparada para a sua missão que começaria fora dali. Em São Paulo começa sua experiência de trabalho com a noite da cidade. Seu trabalho com a performance se expande aos diálogos com novas perspectivas sobre a existência travesti, questionando as condições que as permeiam a partir de processos de transição de fronteiras e de mergulhos sensíveis que constroem registros íntimos de uma artista nortista. Na posição de diretora artística no Ateliê TRANSmoras, ao lado da estilista Vicenta Perrotta, edifica construções imaginárias dentro da moda, evocando diálogos que dão luz às subjetividades das corporeidades dissidentes brasileiras. Em 2020, sua pesquisa foi desenvolvida a partir do Programa de Residências da Delfina Foundation com parceria do Instituto Inclusartiz em Londres e em 2021 no Piramidón – Centro de Arte Contemporânea (Barcelona), ambos com o apoio do Instituto Inclusartiz (Brasil). Já participou de exposições coletivas e teve duas individuais em 2021, Pitiu de Cobra (Delirium, São Paulo) e Saltação (Casa70, Lisboa), atualmente participa também da exposição “Composições para Tempos Insurgentes”, no MAM Rio.
 

Jonas Van – Artista e cozinheiro transnordestino. Sua prática está inscrita entre a desobediência de gênero, linguagem e ecologias usando o som-vídeo, instalações efêmeras e texto. Seu trabalho propõe narrativas ficcionais íntimas, fraturas linguísticas e temporais a partir de uma perspectiva anticolonial. Já esteve em residência no México, Bolívia, Portugal, Espanha, Brasil e Suíça. Cursando um Mestrado em Pesquisa e Artes Visuais – CCC (Estudos Críticos, Curatoriais e Cibermedias) na HEAD – Genebra. Vive e trabalha em Genebra (CH).
 

Irmãs Brasil – É uma dupla existência de corpas estranhes artistas travestis, nascidas em uma família de peões de rodeio, em Amparo, no interior de São Paulo, foram criadas neste “sertão” machista. As primeiras referências artísticas, a família: o pai — um palhaço de rodeio — e a mãe — uma rainha de bateria. O choque das linguagens da dança do teatro e da performance compõe a sua poética, como uma língua de cobra a prática experimental da liberdade que constroem em seus processos de criação de mundo, nasce do encontro entre o corpo e as questões que se apresentam urgentes. Trabalham com operações de imagens e signos para criar desvios nas tecnologias heteronormativas e coloniais. Um estado constante de acidentes escuta e relação na criação de rituais de preparação da carne que dão acesso ao sobrenatural, às ações performativas que constroem como Irmãs Brasil partem da necessidade de escaparem vivas, de presentificar fantasmas e arrebatamentos. Duas presenças assaltando um espaço-tempo. Devorando e sendo devoradas.
 

Bruna Kury – É anarcatransfeminista, performer, artista visual e sonora. Focada em criações atravessadas por questões de gênero, classe e raça (contra o cis-tema patriarcal heteronormativo compulsório vigente e a opressões estruturais-GUERRA de classes). Atualmente investiga sonoridades no pósporno e a criação de objetuais que são ramificações do trabalho com performance. Colaboradora nos selos Monstruosas e Fera Livre. Participou da residência artística Capacete no Rio de Janeiro, Comunitária na Argentina, Festival Anormal no México, compôs a organização da residência póspornôpyrata em Fortaleza (CE), performou no festival Libres y Soberanas aka Performacula em Quito no Equador e esteve na residência do Pivô Pesquisa Ciclo II (2020). Recente participação nas exposições ‘o dia antes da queda’ (com curadoria de Clarissa Aidar) e ‘a margem é mais larga que o vão’ (curadoria de Talita Trizoli), ‘Dizer Não’ (Organizada por Adriana Rodrigues, Edu Marin, Érica Burini e Thaís Rivitti ) e ‘Estamos aqui’ (no sesc Pinheiros – curadoria Ateliê397). Durante a pandemia lançou 2 filmes, um comissionado pela KuirPoetry e outro pela SexualHealers (ambos da Alemanha). Em 2022 participa das exposições La Carniceria no Proyecto Amil (Peru) e da Comunitária em Lincoln – La Rueca (Argentina). Atualmente também faz parte do programa VENTE1 da HOA Art.

FICHA TÉCNICA

Agência: Leo Burnett Tailor Made

Título: Prident

Produto: Prident

Anunciante: Trident | Mondelez

Cco: Marcelo Reis

Vp De Criação: Pedro Utzeri E Vinicius Stanzione

Diretor De Criação: Alessandra Sadock

Redator: Fabricio Soares E Rodrigo Martin

Diretor De Arte: Vitor Prado E Eric Fernando

Diretora De Conteúdo: Andreza Aguiar

Conteúdo: Thiago Dias

Diretora De Produção Integrada: Maria Fernanda Moura

Rtv: Camila Aquino

Atendimento: Fabio Brito,Gulherme Nogueira, Fernanda Amadio, Débora Maíra Sartorio, Emilly Mello.

Mídia: Heloisa Goldman, Katarine Sanches, Sheila Uyeda, Camila Lopes, Natalie Sebastião, Vitoria Coelho, Henrique Lima, Gabriela Alvarenga

Planejamento: Tiago Lara, Joana Dambros, Matheus Brasileiro

Assessoria De Imprensa: Jef Martins, Nathalie Ursini, Leandro Bernardino, Mar Facciolla.

Aprovação Do Cliente: Álvaro GarciaAnna Carolina Teixeira, Isabela Elias, Rose Lima, Pedro Studart, Laryssa Farias E Gabriela Lima

Trident | Snack Talk

Thaisa Ribeiro, Letícia Abade, Juliana Porto, Rhayssa Souza, Luiza Moraes, Gustavo Ferreira, Rafael Silva, Thelma Tanaka, Aparecida Larissa, Vanessa Viana e Hellen Villarroel