Tributo a Kardec: evento traz a Salvador importantes nomes do espiritismo no Brasil

Sem categoria
29 de julho de 2013
por Genilson Coutinho

Organizado pela Sociedade de Educação Espírita da Bahia (SEEB), acontece em Salvador, nos dias 02 e 03 de agosto, a terceira edição do Tributo a Kardec. O evento irá reunir importantes nomes da literatura espírita na atualidade, como Robson Pinheiro e Francisco do Espírito Santo Neto, além de estudiosos da área, como Jeny Bastos, Miréia Carvalho e Artur Mascarenhas, para discutir “A Obsessão e seus Mistérios”, tema que norteará as palestras, debates e mesas de discussões que integram a programação.

Ao longo do encontro, vertentes como a visão espírita da obsessão, hábitos e vulnerabilidades psicológicas, experiências em obsessão de desobsessão, entre outras, serão discutidas e analisadas. O seminário será realizado no Hotel Vila Galé, no bairro Ondina, e os ingressos podem ser adquiridos nos balcões do Ticketmix ou no local, no dia do evento. A entrada custa R$ 50.

Na sexta-feira, 02 de agosto, a partir das 20h30, o médium e músico Vansan dá início a programação com sua palestra musical, a qual consiste num momento de reflexão profunda sobre os ensinamentos da doutrina espírita através da música. Temas como a importância da vida, do amor e da convivência coletiva fazem parte do percurso musical-doutrinário.

Já no sábado, 03 de agosto, às 9h, a programação recomeça com a palestra ministrada por Jeny Bastos, membro do Instituto de Difusão Espírita da Bahia (IDEBA), seguida pela do médium, escritor e palestrante, autor de mais de dez livros, Francisco do Espírito Santo Neto, o qual falará sobre a obsessão e a renovação de atitudes. Às 11h10, será iniciada a mesa redonda intitulada “ Experiências em Obsessão e Desobsessão”, com Jeny Bastos, Robson Pinheiro e Francisco do Espírito Santo Neto.

À tarde, a partir das 14h, Artur Mascarenhas e Miréia Carvalho, membros da SEEB, ministram as palestras “A Interpretação Fluídica do Processo Obsessivo” e “Os Labirintos da Auto-Obsessão: hábitos, vulnerabilidades psicológicas, resistências e mudanças”, respectivamente. Já às 16h, o Robson Pinheiro, um dos mais expressivos nomes da literatura mediúnica na atualidade, ministrará a palestra que abarca com total precisão o tema maior do seminário: “A Obsessão e os seus Mistérios”. A programação será finalizada com uma segunda apresentação do músico Vansan.

A SEEB – Fundada em 1992, a Sociedade de Educação Espírita da Bahia é uma instituição voltada ao estudo e à divulgação da Doutrina Espírita Kardecista, que busca contribuir, através da educação integral do ser humano, para a transformação moral da humanidade. Desde então, a SEEB vem consolidando seu trabalho através de palestras, seminários, grupos de estudo e pesquisas.

Robson Pinheiro – Um dos mais expressivos e reconhecidos nomes da literatura espírita atualmente, o médium e palestrante Robson Pinheiro é fundador e administrador de diversas instituições comprometidas com a difusão das espíritas de liberdade, trabalho e fraternidade, entre elas o que viria a se chamar a Universidade do Espírito Santo de Minas Gerais, a Clínica Holística Joseph Gleber e da Aruanda e a Editora Casa dos Espíritos, ambos sediados no estado de Minas Gerais. Em sua biografia, o autor acumula mais de 20 obras psicografadas por diversos autores espirituais, compreendendo gêneros como romances espíritas, estudos bíblicos, históricos e de ciência espírita, além de obras para o autoconhecimento, com destaque para “Tambores de Angola”, “Aruanda”, “Medicina da Alma e Legião: um olhar sobre o reino das sombras”. No total, o número de títulos vendidos já ultrapassa a marca de um milhão de exemplares.

 

Francisco do Espírito Santo Neto – Médium, escritor e palestrante, fundou, há mais de 25 anos, a Sociedade Espírita Boa Nova, a qual até hoje mantém suas atividades, abrigando instituições que atendem crianças e idosos. Autor de dezenas de livros, entre eles obras psicografadas como “Renovando Atitudes”, “Lucidez – a Luz que Acende a Alma”, “A Imensidão dos Sentidos. Atua também como diretor responsável da Revista Espírita Delfos, que traz em seu conteúdo matérias especiais, entrevistas, sessões e outras informações pertinentes ao meio literário espírita.

Vansan – Natural de Mogi das Cruzes (SP), tem mais de 20 cds gravados e participa como orador e músico de diversos congressos, seminários e encontros espíritas em todo o Brasil. Sua apresentação consiste num momento de reflexão profunda sobre os ensinamentos da doutrina espírita através da música. Trata-se de uma apresentação musical-doutrinária. Temas como a importância da vida, do amor e da convivência coletiva também estão presentes em sua palestra musical.

 

Programação completa:

Sexta-feira / 02 de agosto

19h – Entrega de material/Inscrições

20h – Abertura do seminário

20h30 – Palestra Musical – Vansan

Sábado / 03 de agosto

09h – Palestra: Visão Espírita da Obsessão (Jeny Barros)

09h50 – Palestra: Obsessão e Renovação de Atitudes (Francisco do Espírito Santo Neto)

10h40 – Intervalor/ Sessão de autógrafos

11h10 – Mesa-redonda: Experiências em Obsessão e Desobsessão (Jeny Bastos, Robson Pinheiro, Francisco do Espírito Santo Neto) – Mediador: Kleber Monteiro

12h – 14h – Almoço

14h – Palestra: A Interpretação Fluídica do Processo Obsessivo (Artur Mascarenhas)

14h50 – Palestra: Os Labirintos da Auto-Obsessão: hábitos, vulnerabilidades psicológicas, resistências e mudanças (Miréia Carvalho)

15h40 – Intervalo

16h – Palestra: A Obsessão e os Seus Mistérios (Robson Pinheiro)

17h – Sessão de autógrafos

17h30 – Encerramento com Vansan

 

Serviços:

Tributo a Kardec – A Obsessão e os seus mistérios

Quando: 02 e 03 de agosto de 2013

Onde: Hotel Vila Galé, R. Morro do Escravo Miguel, 320 – Ondina, Salvador, Ba

Ingressos: R$ 50 (Balcões do Ticketmix)

Informações: (71) 8786-1597 (Grupo SEEB)