Comportamento

HIV em pauta

Social

Três instituições LGBTQI que precisam da sua ajuda

Genilson Coutinho,
16/12/2019 | 18h12

Ao longo dos anos, as instituições que atendem a população LGBTQI de Salvador lutam todos os dias, através alguns projetos e doações, para atender diariamente  àqueles que buscam  apoio, seja no tratamento de saúde, seja na moradia.

Nesta corrente da luta pela vida e proteção, estão a IBCM Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo  de Nazaré, que atende a 64 crianças vivendo com HIV, além da população de travestis e transexuais, que são acompanhadas pela instituição. Ainda no atendimento especial na saúde, está a Casa Aurora, a primeira casa em Salvador a acolher pessoas LGBTQI que são postas para fora de suas casas, ou não tem onde morar, e que encontram na Casa alimentos, formação e apoio psicológico.

Ainda no campo do atendimento às pessoas vivendo com HIV, temos o Caasah Casa de Apoio e Assistência do Portador do Vírus HIV Aids , no bairro da Boa Viagem, que atende adultos e crianças diariamente, e o que todas elas necessitam, além das doações é sua visita e um pouco de amor.

Caasah Casa de Apoio e Assistência do Portador do Vírus HIV Aids

A CAASAH é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com doentes de AIDS adultos e crianças,e soropositivos para HIV no Estado da Bahia. Sua sede fica localizada em Salvador, mas seu trabalho estende-se a outras cidades, pois recebe grande número de pessoas vindas do interior, para realizar tratamento ou se submeter a exames nos Hospitais credenciados para HIV/AIDS.

A CAASAH iniciou seu trabalho assistencial em 1991 e funciona como uma casa de apoio e recuperação para pacientes debilitados, com capacidade para abrigar 50 adultos e 30 crianças, em suas dependências, além de prestar apoio nutricional através da distribuição de cestas básicas a 160 pacientes externos.

Endereço: Rua Rio Paraguacu, 8 – Monte Serrat

(71) 2103-0150

Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) é uma organização sem fins lucrativos que desde 1989 atua na prevenção do HIV/AIDS e apóia as pessoas empobrecidas que convivem com o vírus.

A IBCM tem como missão a redução da vulnerabilidade ao HIV/AIDS, especialmente da população de rua e da população em situação de maior risco social; a prevenção e adesão ao tratamento de DST/AIDS; a segurança alimentar; o combate a todas as formas de discriminação; e  ainda, a defesa dos direitos e a inserção produtiva das pessoas portadoras do HIV/AIDS.

A IBCM prioriza o trabalho com pessoas portadoras de HIV/AIDS, mulheres chefes de família, jovens, negras, portadoras de deficiência física ou mental, de declarada identidade homossexual, obesas, egressas de estabelecimentos prisionais e profissionais do sexo.

R. Santa Clara, 85 – Nazaré

Telefone: (71) 3034-6304

Casa Aurora: 1ª casa de acolhimento LGBTQ+ de Salvador

O primeiro centro de acolhimento LGBTQ+ de Salvador, a Casa Aurora, que foi inaugurado no final de maio, abriu uma programa de financiamento coletivo para auxiliar na estrutura do projeto.

Coordenado pelo casal trans João Hugo e Sellena Ramos, integrantes da ADIBA – Associação de Diversidade e Inclusão da Bahia, o projeto social surgiu da necessidade da população LGBTQI+ em enfrentar os danos causados pela LGBTfobia.

Mais informacoes .

(71) 99197-2339