Transexuais recebem certificados de curso profissionalizantes em Salvador

Sem categoria
3 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

A tarde desta terça-feira (3), foi marcada pela emoção e a sensação de dever cumprido para 29 transexuais que receberam os certificados de conclusão do curso de auxiliar de administrativo durante solenidade no auditório da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia.

O curso promovido pelo núcleo LGBT da Sec retaria, coordenado por Paulette Fura cão, primeira transex ual a ocupar um cargo na esfera estadual do governo do estado, teve duração de 2 meses onde as transexuais tiveram aulas de direito e cidadania, além do eixo temático voltado para as funções que serão desenvolvidas por elas.

Paulette salienta a importância desse curso como um novo caminho para as futuras profissionais e o rompimento do preconceito no mercado de trabalho. “Essa foi só a primeira turma, pois as inscrições da segunda , iniciada na semana passada já não tem mais vagas”, revela ela.

“Queremos muito mais, pois somos cidadãs capazes e prontas para os desafios do mercado de trabalho. O preconceito não vai nos impedir de construímos nossas carreiras “, desabafou Paulette.

Quem também celebra a conquista é a transexual Marina Garlen , que participou do curso e ver nessa oportunidade uma forma de abrir novos caminhos.

“Terminei esse curso. Vou concluir meus estudos e fazer vestibular para serviço social . Estamos chegando lá”, conta Garlen que está concluindo o ensino médio no Colégio Estadual Senhor do Bonfim ao lado de mais 8 transexuais .

Com os certificados em mãos , os próximos passos já estão definidos . As 29 transexuais irão realizar cadastro no SineBahia , ansiosas para entrar no mercado de trabalho.

Asissta o depoimentos de uma das alunas.