Transexuais recebem batismo de nome social com benção ecumênica

Social, Tem Direito
20 de maio de 2015
por Genilson Coutinho

nome2

A benção de lideranças religiosas foi destaque na cerimônia de batismo do nome social de transexuais ocorrida na tarde da última terça-feira (19), no Espaço Cultural da Barroquinha.

No evento, religiosos e autoridades celebraram juntos o batismo de diversas pessoas da comunidade trans, em um ato simbólico de conquista e celebração do novo nome.

nome4

A ação foi uma iniciativa da Instituição Conceição Macedo, com o objetivo de fortalecer a luta e os direitos das mulheres e homens trans na conquista do nome social.

Um dos religiosos que aderiram ao projeto, padre Alfredo destacou que este é um momento especial e de vitória. “Este ato é mais um instrumento de reconhecimento e respeito para todos e todas. Diante de Deus, ele nos reconhece pelo nome que gostamos de ser chamados. Por essa razão estamos aqui”, afirmou.

nome3

Mãe Jaciara, Yalorixa do Yle Axe Abassa de Ogun; José Medrado, lider espirita fundador da Cidade da Luz, Pastor Djalma, da Igreja Antioquia, dona Conceição, da Igreja Messianica, Padre Alfredo da Fraternidade Sacerdotal Missionarios da Caridade, participaram do ato . A reunião de representantes de diversas religiões caracterizou o batismo ecumênico e tornou a cerimônia cheia de emoção e simbologia.

A programação foi encerrada com um show de Marina Garlen, artista transformista e militante da comunidade LGBT.

Veja a galeria.

Fotos: Genilson Coutinho