Top: Colunista elege os cincos melhores filmes de 2012

Notícias
31 de dezembro de 2012
por George Araújo

Uau! Quem curte cinema não tem do que reclamar do ano de 2012. Fãs de Katy Perry e Rihanna com o péssimo ‘Battleship’ puderam ver suas divas nas telonas, encerrou-se (enfim) o ciclo ‘crepusquiliano’, pudemos acompanhar o surgimento de uma ótima nova mania com ‘Jogos Vorazes’ e tivemos a estreia do tão aguardado ‘O Hobbit’.
Encontro-me numa situação delicada porque, com certeza, vou deixar de citar nomes de alguns ou emitir opiniões que alguns desaprovem, mas vamos lá!

O Oscar premiou três obras-primas este ano: ‘A Dama de Ferro’, ‘A invenção de Hugo Cabret’ e ‘O Artista’. Merly Streep é Merly Streep e, apesar de ter arrasado no papel de Margaret Thatcher, o conjunto não o deixa acima ‘A invenção de Hugo Cabret’ que nos dá uma aula de cinema ou ‘O Artista’ que nos proporciona uma experiência incrível em tempos de 3D…4D… ‘O Artista’ é simplesmente fantástico.

Das franquias blockbusters, como ‘O espetacular Homem-aranha’, ‘Os Vingadores’, ‘Batman’ e ‘Resident Evil’ dou destaque, sem dúvida alguma, para ‘Batman – o Cavaleiro das Trevas ressurge’. Apesar de longo, não cansa e encerra muito bem a trilogia de Christopher Nolan.
‘TED’ foi excepcional no quesito comédia, assim como ‘O Ditador’. Destaco ‘ParaNorman’ no quesito filme infantil.
‘360’ foi uma grande decepção e, junto com ‘Os Mercenários 2’, ‘Paraísos Artificiais’ e ‘Homens de preto 3’ foram filmes que eu poderia ter passado o ano sem ver.

Dentre os filmes nacionais teve ‘Raul’, ‘E aí, comeu?’, ‘De pernas pro ar 2’ – dando uma sequencia mais leve ao sucesso do primeiro filme – e o surpreendente e emocionante ‘Gonzaga – de pai pra filho’.
Como já dito, é muito complicado estar fazendo esta retrospectiva porque realmente muita coisa aconteceu. Decidi então encerrar com o TOP 5 esperando que em 2013 seja ainda mais difícil fazer esta lista. Que em 2013 tenhamos várias salas de cinema lotadas de gente para ver filmes bacanas!
MEU TOP 5 DE 2012
5- Gonzaga
4-A invenção de Hugo Cabret
3- Batman: O cavaleiro das trevas ressurge
2- Jogos Vorazes
1 – O Artista
Em 2013 voltarei com tudo sobre essa encantadora arte .
George Araújo – Colunista de Cinema

Publicitário, Blogueiro, twitteiro e cinéfilo de plantão. Trabalha na área de criação gráfica e com mídias sociais e é idealizador do BlogayrosCamp.