TIM junta-se ao Telecom Infra Project (TIP) e funda o TIP Community Lab

Serviços
14 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

TIM se juntou ao Telecom Infra Project (TIP), uma iniciativa fundada pelo Facebook, SK Telecom, Deutsche Telekom, Nokia, Intel e outras empresas para a criação de uma nova abordagem para a construção e implantação da infraestrutura de redes de telecomunicação. A TIM está comprometida com a Inovação Aberta e transformará o TIM Lab– seu laboratório para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções – no primeiro TIP Community Lab(“Laboratório Comunitário TIP”) da América Latina.

“A participação da TIM no programa do TIP e o compromisso com a desagregação de hardware e software de rede está em completa sinergia com a nossa estratégia de negócios. Estamos animados em trabalhar com o Facebook, Intel, Nokia, SK Telecom, Deutsche Telekom e outras operadoras, empresas de tecnologia e integradores de sistemas para contribuir com o processo de inovação na implementação da infraestrutura de rede, atendendo às demandas e necessidades de um país de dimensões continentais para o programa”, afirma Luis Minoru, CSO da TIM Brasil.

O TIM Lab, um espaço no qual a TIM desenvolve seus produtos e soluções, será utilizado por membros do TIP para a criação de padrões universais em soluções, inicialmente para redes de transporte, com o objetivo de superar os desafios relacionados à interoperabilidade das soluções de diferentes provedores. O espaço, localizado na sede da empresa no Rio de Janeiro, foi projetado com base nas melhores práticas para instalações industriais e ambientes de teste, utilizando equipamentos modernos e soluções virtualizadas.

“O TIM Lab foi concebido com o objetivo de promover um ambiente de colaboração que nos permita participar de iniciativas de Inovação Aberta e parcerias com a comunidade tecnológica. Ele possui a estrutura ideal para hospedar o TIP Community Lab, com salas blindadas que eliminam a interferência interna e externa, o que nos permite obter resultados de alta precisão”,afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.

O TIP é uma iniciativa com foco em engenharia integrada por operadores, fornecedores de infraestrutura, integradores de sistemas e empresas de tecnologia com o objetivo de repensar a abordagem tradicional para a construção e implantação da infraestrutura de redes de telecomunicação. O projeto visa colaborar em novas tecnologias, examinar novas abordagens comerciais e estimular novos investimentos na área de telecomunicações.

“Estamos animados em receber a TIM na comunidade TIP e ansiosos para trabalhar juntos para estabelecer o primeiro TIP Community Lab na América Latina. Nossa comunidade está reimaginando abordagens tradicionais para a implantação de rede em todos os lugarese este laboratório pode acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras para atingir esse objetivo. Os membros do TIP podem aproveitar esta instalação para refinar novos produtos, tecnologias e soluções, da validação do conceito aos testes e implantação final”, afirma Axel Clauberg, Presidente do TIP e Vice-Presidente de Agregação, Transporte e IP da Deutsche Telekom.

Sobre a TIM

A missão da TIM é conectar e cuidar das pessoas, para garantir que todos possam fazer mais. Seu lema –”Evoluir é fazer diferente”– destaca a evolução da empresa no Brasil e sua posição inovadora e pioneira.

Com base no Plano de Investimento, com foco principalmente na infraestrutura de rede e seguindo os pilares da inovação, qualidade e experiência do usuário, a TIM continua a liderar diversos movimentos, apostando cada vez mais em uma rede de dados robusta, em conjunto com a prestação de serviços digitais inovadores o mercado.

A operadora é um dos principais playersna cobertura de tecnologia 4G no Brasil. Em 2016, a empresa mais do que triplicou o número de cidades conectadas, adicionando duas vezes mais locais cobertos do que a segunda maior operadora.

A TIM também é líder em práticas de governança e continua a ser a única empresa de telecomunicações no segmento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecida como tendo o mais alto nível de governança corporativa, além de ser a empresa do setor a permanecer por mais tempo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Outro destaque são as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e fortalecer recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.

Para mais informações, acesse www.tim.com.brwww.twitter.com/timbrasilou www.facebook.com/timbrasil.