Serviços

TIM e Samsung lançam recarga via Smart TV

Genilson Coutinho,
25/02/2015 | 12h02

A TIM, em parceria com a fabricante de eletrônicos Samsung, passa a oferecer aos seus clientes um novo canal de recargas a partir deste ano. Por meio do menu de aplicativos das Smart TVs Samsung, é possível adquirir créditos para qualquer número pré-pago e Controle da TIM, incluindo linhas atreladas a modens e tablets.
A parceria, inédita no mundo, faz parte da estratégia da operadora de ampliar a capilaridade de seus canais de venda de recarga.
“Nenhuma operadora tem algo parecido e nem a Samsung ou outro fabricante realiza esse tipo de venda. Nas TVs, geralmente, o foco são serviços de assinatura, mas enxergamos uma oportunidade de aproveitar o alcance das novas tecnologias com soluções práticas e seguras para a aquisição de serviços”, comenta a diretora nacional de vendas da TIM Brasil, Erika Cascão. “Estamos aproveitando o conforto do lar e a tecnologia das Smart TVs para oferecer um serviço inovador aos nossos clientes”.
Para Werner Gropp, gerente de Smart TVs da Samsung Brasil, a parceria com a TIM reforça a estratégia da empresa em investir em conteúdo para as TVs conectadas. “A Samsung busca cada vez mais facilitar a vida dos usuários e nossas Smart TVs vão ao encontro disso. Por meio da navegação intuitiva pelo controle remoto ou pela conectividade com o smartphone, é possível buscar o conteúdo preferido, além de navegar pelos mais diversos aplicativos que possibilitam desde o entretenimento com vídeos exclusivos, jogos e até a recarga fácil do telefone celular”, destaca Gropp.

Recargas em canais remotos
Nos últimos anos, a TIM conseguiu criar e difundir a maior rede de recargas do Brasil. Atualmente a operadora possui mais de 350 mil pontos presenciais, em suas lojas e em parceria com grandes varejistas e pequenos comerciantes, como padarias, farmácias, bancas de jornal etc.
Os canais remotos – site na internet (www.tim.com.br/recarga), aplicativo no Facebook, televendas (via *244), texto rápido via celular (discando *244# do próprio aparelho) e aplicativos para smartphones, com tráfego livre para Android e iPhone – tem ganhado maior destaque. A ideia é oferecer mais comodidade e conveniência na venda da recarga, ampliando as possibilidades de compra de créditos. Em 2014, essas ferramentas aumentaram em 30% a sua participação na receita da venda de créditos, em comparação com o ano anterior. O sucesso também pode ser medido pelo faturamento total: em um ano, o montante dos créditos negociados pelos canais remotos cresceu quase 50%.
Vale lembrar que a TIM é líder no pré-pago, com mais de 63 milhões de clientes e market share de 29%. Até novembro de 2014, a operadora também liderava as adições líquidas do segmento, com 1,9 milhão de novas linhas.