Serviços

TIM doa meio milhão de reais para campanha do BNDES de combate à covid-19

Genilson Coutinho,
06/10/2021 | 23h10

Em linha com seu compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a TIM é a primeira empresa do setor de telecomunicações a contribuir com a campanha Salvando Vidas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A doação da operadora, de R$ 500 mil, será duplicada pelo BNDES, destinando R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre máscaras, luvas, toucas, aventais e álcool em gel. Apenas com o valor investido pela TIM, já serão beneficiados profissionais de saúde e pacientes de 25 hospitais de referência filantrópicos, em 20 municípios de 14 estados, com a compra de cerca de 450 mil EPIs.

“Desde o início da pandemia, adotamos todas as ações necessárias para proteger nossos colaboradores, clientes e contribuir com a sociedade, por meio da nossa tecnologia e também de iniciativas relacionadas aos nossos pilares ESG. Queremos, neste momento, oferecer aos hospitais recursos necessários para atender quem precisa, já que — apesar do avanço da vacinação — ainda temos um cenário com grande número de casos da doença e surgimento de novas variantes do vírus”, comenta Mario Girasole, vice-presidente de Relações Institucionais da TIM.

A campanha Salvando Vidas é um financiamento coletivo para a compra de materiais e insumos essenciais no tratamento e combate à covid-19. A cada R$ 1 doado, o BNDES coloca mais R$ 1, em um esforço conjunto para equipar hospitais públicos e filantrópicos que atendem pacientes com a doença pelo Sistema Único de Saúde. Em julho, o projeto entrou em sua segunda fase, após mobilizar mais de R$ 110 milhões na primeira etapa. A meta é captar mais R$ 100 milhões.

A doação da TIM permitirá a compra de mais de 2 mil litros de álcool em gel, 55 mil máscaras, 25 mil toucas, mais de 220 mil luvas e 110 mil aventais. Os materiais seguirão para hospitais em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. No total, as unidades contam com quase 7 mil leitos destinados a pacientes com covid-19.

“Ficamos muito felizes com o apoio da TIM no programa Salvando Vidas, que visa atenuar os impactos da pandemia. Além do benefício direto, essa ação da TIM confirma o quanto a colaboração entre diversos atores aumenta o alcance e a eficiência de ações sociais e ambientais. Esse é o caminho preferencial que estamos trilhando no BNDES para ações ESG”, afirma o diretor de concessão de crédito direto e garantias, Petrônio Duarte Cançado.

A participação da operadora na campanha Salvando Vidas é mais uma iniciativa da sólida jornada da TIM em ESG, iniciada há mais de dez anos. Como resultado, a companhia integra diversas carteiras atreladas à sustentabilidade na bolsa de valores brasileira, como os índices S&P/B3 Brasil ESG, de Carbono Eficiente (ICO2) e de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Hospitais beneficiados  
Hospital Nossa Senhora da GuiaALMaceió
Hospital PortuguêsAMManaus
Hospital Evangélico da BahiaBASalvador
Hospital Cura DarsCEFortaleza
Santa Casa de MisericórdiaMASão Luís
Hospital Santa HelenaMTCuiabá
Hospital GeralMTCuiabá
Hospital Escola da FAPPBCampina Grande
Hospital Padre ZéPBCampina Grande
Hospital de Câncer de PernambucoPERecife
Hospital de Ensino São LucasPRCascavel
Hospital do Câncer de CascavelPRCascavel
Hospital Infantil Pequeno PríncipePRCuritiba
Hospital Universitário Evangélico MackenziePRCuritiba
Hospital de Caridade São Vicente de PauloPRGuarapuava
Santa Casa de MisericórdiaPRPonta Grossa
Hospital São Francisco na Providência de DeusRJRio de Janeiro
Hospital das Clínicas de TeresópolisRJTeresópolis
Hospital Infantil Varela SantiagoRNNatal
Hospital Doutor Luiz AntônioRNNatal
Hospital HoscolaSCLuiz Alves
Hospital de CirurgiaSEAracaju
Hospital e Maternidade Celso PierroSPCampinas
Hospital Santa MarcelinaSPSão Paulo
Irmandade da Santa Casa de MisericórdiaSPSão Paulo