Serviços

TIM amplia investimentos na Bahia

Genilson Coutinho,
01/06/2017 | 10h06

Foto: Genilson Coutinho

A Bahia será um dos estados do Nordeste mais beneficiados pela TIM com relação à aplicação de investimentos em infraestrutura de rede no Brasil, em 2017. Para se ter uma ideia do volume, a expectativa é chegar ao final deste ano à marca de 181 municípios baianos cobertos com o 4G. Atualmente, são 34 municípios atendidos com a tecnologia no estado, representando 55,5% da população urbana. Outra novidade é a expansão do serviço de dados com a tecnologia 4G utilizando o espectro de 700 MHz, na região metropolitana e interior do estado. Esta novidade trará possibilidade de novos serviços WTTX (Wireless) e melhor qualidade dos serviços, principalmente em ambiente indoor (no interior de residências, de estabelecimentos comerciais e garagens, por exemplo).
Vale ressaltar que no triênio que começa este ano e vai até 2019, a TIM irá investir quase R$12 bilhões em infraestrutura de rede no país, para a fase de complementação da cobertura 4G no Brasil. A rede de quarta geração chegará a mais de 3.600 cidades até o fim do triênio. Para a Bahia, o investimento para a ampliação das redes 4G será ainda mais expressivo, na ordem de 500% em relação ao que já foi implantado até 2016.
Com acesso à rede 4G, no entanto, o cliente precisa estar atento à necessidade de ter chip e aparelhos compatíveis com a rede LTE para poder usufruir de uma tecnologia que proporciona velocidade de navegação na internet até cinco vezes mais rápida. O portfólio da TIM já é 100% compatível e as lojas da operadora estão abastecidas com chips 4G para que os clientes possam fazer a troca.

Equipe da Tim Brasil presente no evento e o Chef do Barbacoa Brasil / Foto: Genilson Coutinho

Com relação à rede 3G, o objetivo da companhia é contemplar mais nove cidades. Hoje, 143 municípios, dos 199 que são cobertos pela TIM da Bahia, já possuem a tecnologia 3G – o que corresponde a 76,3% da sua população urbana. “Queremos proporcionar uma experiência diferenciada de navegação aos clientes da TIM em qualquer localidade. Além disso, nas cidades onde ainda não há tecnologia 3G nós iremos possibilitar o acesso à internet móvel fazendo com que as pessoas se conectem com o mundo pela tela do celular. Nosso desejo é que os consumidores conheçam esse trabalho, vejam os esforços da companhia e entendam a relevância do protagonismo da TIM no setor”, declara Daniel Moreira, diretor de Vendas Consumer da TIM Nordeste.
Oportunidade

Daniel Moreira, diretor de vendas consumer da TIM TNE/ Foto Genilson Coutinho

No mesmo ritmo da expansão da capilaridade da rede 4G, a TIM trabalha para ampliar a sua abrangência no estado da Bahia, abrindo oportunidades para o cadastramento de novos parceiros. O intuito é de chegar a mais de 11 mil pontos de vendas espalhados na região e nos diversos segmentos de negócios. Além de capital para iniciar o negócio, os interessados devem ter capacidade de gestão de negócio e vendas, além de serem dinâmicos, empreendedores e estarem atentos ao potencial do mercado e da região em que pretendem atuar.
Outra iniciativa no sentido de ampliar a sua atuação e visibilidade é a aposta da TIM nos pontos de venda de chip e recarga. Anualmente a empresa faz reformas ou melhorias de fachada nos pontos de vendas que são destaque, proporcionando uma identidade mais moderna e ajudando o pequeno comerciante a ganhar mais exposição, sem custo. Este ano, a perspectiva é plotar em média 250 pontos de vendas e de recarga de chips na Bahia. “A ação foi implantada em 2013 com o objetivo de estimular o empresário e deu tão certo que alguns pontos de vendas conseguiram ampliar a lucratividade. Em alguns casos, o crescimento chegou ao dobro do que era faturado”, conta Daniel Moreira.

Novos produtos

Também de forma alinhada ao investimento na rede de dados, a TIM tem reformulado as suas ofertas para oferecer ainda mais possibilidades de conexão e benefícios aos seus clientes, sendo a primeira operadora do Brasil a inserir, por exemplo, serviços digitais como TIM Music By Deezer, TIM Banca Virtual e TIM Protect Backup em todos os novos planos pós e controle.
Esta semana a TIM lançou o TIM Pré Facebook, que permite acesso à vontade à rede social mais popular do país por 30 dias. A oferta – com custo de R$ 9,90 mensais – traz ainda um dos pacotes mais robustos de internet para o segmento, com 15GB de dados para navegação exclusiva entre meia-noite e 8h da manhã, também por 30 dias. O acesso ao Facebook é ilimitado para curtir, compartilhar, postar fotos e vídeos, assistir a transmissões ao vivo, fazer check-in etc, através do aplicativo ou browser, sem descontar da franquia de internet.
Qualquer cliente de um plano pré-pago – incluindo TIM beta – pode contratar o TIM Pré Facebook, desde que tenha saldo suficiente. A adesão pode ser feita via SMS (enviando a palavra FACE para o número 4141), aplicativo MEU TIM, na área restrita do site (www.tim.com.br), discando *222 do celular ou nas lojas da operadora. Também é possível utilizar os canais de recarga da empresa para inserir créditos e ativar o TIM Pré Facebook na mesma ocasião.
“A TIM, mais uma vez, mostra sua atitude inovadora e sua postura de estar sempre à frente das mudanças no segmento móvel ao apresentar evoluções do portfólio. Com esses novos produtos entregamos aos consumidores planos com o melhor custo-benefício do mercado e, certamente, reforçamos ainda mais a nossa base de valor”, conclui Daniel Moreira.
Assista uma entrevista exclusive com Daniel Moreira: