Thelma Lipp dá nome a prêmiação em Encontro de Travestis e Transexuais em SP

Comportamento, Social
15 de dezembro de 2014
por Genilson Coutinho

tel2

Considerada a resposta paulista ao fenômeno carioca Roberta Close, a modelo travesti Thelma Lipp (1962-2004); também foi um dos grandes ícones de beleza dos anos 80. Participou de programas de auditório, posou para a Playboy e até foi tema de filmes.

Dez anos após a sua morte, a modelo é o nome da primeira premiação promovida pelo 9º Encontro Regional Sudeste de Travestis e Transexuais, que ocorre na próxima sexta-feira (19), às 22h, na sede do clube Dynamite, em São Paulo.

De acordo com a ativista e organizadora Fernanda Moraes, a homenagem ao nome de Thelma se dá pela importância que a modelo teve para a visibilidade das travestis e mulheres transexuais, assim como Andréia de Maio, Brenda Lee e Claudia Wonder, e para ressaltar a transfobia social que culminou em sua morte.

Segundo Fernanda, a morte de Thelma deixou uma sensação de injustiça e transfobia para o grupo. “Depois de tanto ter a imagem explorada, ela foi convidada para viver o papel da travesti do filme Carandiru. Prestes a gravar, foi preterida. Isso a levou à depressão e infelizmente contribuiu para a sua morte. Era linda, mas sempre foi vista apenas como objeto de desejo e cobiça íntima sexual dos homens da sociedade da época”.

Segundo o livro Memórias de Claudia Wonder, Thelma ficou extremamente depressiva após sair do filme, teve novo envolvimento com drogas e sofreu com neurotoxoplasmose, doença degenerativa que, com o tempo, paralisa os órgãos do corpo. Após ser hospitalizada, ela voltou para casa e faleceu por insuficiência pulmonar em 2004.

Irão concorrer as categorias Direitos Humanos e Cidadania, Trabalho e Inclusão Social, Saúde, Educação, Personalidade T, Artista T, Ativismo Político e Social, Empreendedorismo T, e Mídia e Comunicação. Os vencedores do primeiro prêmio terão nomes indicados pela comissão organizadora, mas Fernanda afirma que futuramente o público LGBT em geral participará da escolha.

O Dynamite está localizado na Bela Vista, na Rua 13 de Maio, nº363.