“The Invention of Colour”, novo disco de Tiganá Santana, é lançado no Brasil

Sem categoria
12 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho


Cores e silêncios se integram às nove faixas de The invention of colour, o segundo disco do músico Tiganá Santana, lançado pelo selo sueco “Ajabu!”. Num diálogo com artistas de outros países, o brasileiro Tiganá aprofunda o minimalismo poético-musical de sua obra e depura os elementos surgidos no álbum “Maçalê” (2010), como as leituras sobre a ancestralidade (de estreita vinculação com os universos religiosos da Bahia e da África). Produzido pelo percussionista sueco Sebastian Notini e quase totalmente gravado em Estocolmo, noStureparken Studio, The invention of colour reúne composições em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, kikungo e kimbundo), conduzidas pela sonoridade de um instrumento inventado, o violão-tambor. Distribuído inicialmente na Europa, o CD ganha lançamento oficial no Brasil dia 13 de setembro, às 21h, em show no Teatro SESC Casa do Comércio, em Salvador, como parte também das comemorações dos 67 anos de fundação do SESC no Brasil.
Participação especiais no show no Teatro SESC Casa do Comércio
Para este show está confirmada a participação especial do músico senegalês Maher Cissoko, que gravou com Tiganá a faixa-título deste CD e vem pela primeira vez ao Brasil. Cissoko é filho de uma das grandes e mais bem conhecidas famílias Griô de Casamance, região sul do Senegal. Por essa razão, desde a sua infância se transformou em um tocador de Kora. Por estar há um considerável tempo radicado na Suécia, as músicas de Maher Cissoko misturam tradições suecas de vocais sentimentais e instrumentais com o estilo energético típico do Oeste africano, sua terra natal, numa simbiose belíssima e tocante.
A outra artista convidada é a artista plástica e dançarina Clara Domingas, baiana que já participou de coletivos como o VISIO, além de produção de materiais gráficos para a cantora Mariela Santiago, projeto Vivadança, dentre outros. Domingas fará intervenções durante o show a partir de um trabalho de corpo, desenho e pintura no foyer do teatro que terá registro audiovisual deste processo e manipulação desta imagens no palco, enquanto Tiganá Santana se apresenta. Tudo isso será cuidado por um VJ que projetará o espaço interno do show, a fim de misturar imagens à dinâmica dos sons.

SERVIÇO:

SHOW de lançamento de The Invention of Colour, novo disco de Tiganá Santana

Dia 13 de setembro de 2013, às 21h
Teatro SESC Casa do Comércio (Av Tancredo Neves, 1109, Pituba, Salvador)
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)