Teste rápido: veja os locais durante o Carnaval

AIDS em pauta, Notícias
23 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho

A campanha nacional de prevenção contra a Aids e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) realizada durante o Carnaval de Salvador, disponibilizará três mil testes rápidos e quatro milhões de camisinhas neste ano. Além disso, também serão oferecidos testes para detectar possíveis portadores da zika, dengue e chikungunya.

Os testes poderão ser feitos em postos de saúde localizados nas Avenidas Centenário e Adhemar de Barros, que ficam nas proximidades do circuito Dodô (Barra-Ondina). O resultado é rápido e entregue minutos após o procedimento ser realizado. No caso de resultado positivo para alguma das doenças, o folião é orientado sobre o que fazer.

O número de testes para DSTs e camisinhas disponilibilizados neste ano são maiores que em 2016. No ano passado, foram disponibilizados 2 mil e 34 testes rápidos e 2 milhões de preservativos. Dos testes relizados, 154 resultados foram positivos para sífilis, 22 para HIV e 5 para hepatites.

O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeira, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionarão a partir desta  sexta-feira (24), das 17h à 01h.

Unidades de refêrencia para Profilaxia Pós Exposição

UPA Dr. Helio Machado

Rua da Cacimba .s/n – bairro Itapuã 24h

UPA Valeria

Rua do Lavrador, s/n Boca da Mata de Valeria 24h

12ª Centro de Saúde Alfredo Bareau

Rua Jaime Sapolnick, s/n Marback/24h

Hospital Geral Couto Maia

Rua Rio Sao Francisco s/n Monte Serrat 24h