Teste de AIDS : Faça SIM

Sem categoria
19 de março de 2011
por Genilson Coutinho

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a qualidade de vida de quem tem o vírus. Quem busca tratamento especializado e segue as recomendações do médico ganha em uma vida mais saudável.

Além disso, as mães soropositivas que forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto reduzem as chances de terem filhos HIV positivos para menos de 1%. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame!

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Quando fazer o teste?

Se manteve relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem camisinha.

Durante o pré-natal (gestantes).

Se teve alguma doença sexualmente transmissível (DST), tuberculose ou hepatites.

Se compartilhou seringas ou agulhas.

Qual a importância de fazer o teste?

Se você tiver o HIV, é importante saber o quanto antes. Assim, você inicia o tratamento no momento certo, o que pode lhe trazer mais qualidade de vida.

Em caso de gravidez, mães soropositivas têm grandes chances de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento e com o acompanhamento adequado

Como é feita a testagem

Aconselhamento antes do teste.

Coleta de sangue, análise e laudo.

Entrega do resultado e orientações.

O que é o teste d eaids?

É um teste que diz se a pessoa tem ou não o HIV, o vírus da aids.

Ele pode ser rápido, o resultado sai na hora, ou laboratorial, onde o resultado sai em torno de 15 dias.

Se você fez sexo sem camisinha, espere pelo menos um mês para fazer o teste de aids. Ele é gratuito, o resultado pode sair na hora e só você fica sabendo.

O tratamento está disponível e é gratuito.
Saiba mais pelo Disque Saúde: 0800 61 1997 ouacesse o nosso site: www.aids.gov.br.