HIV em pauta

Notícias

Testagem rápida para detectar vírus HIV será oferecida nas comemorações do Dia da Visibilidade Trans em Salvador

Genilson Coutinho,
25/01/2016 | 16h01

Uma série de atividades vão marcar o Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans – comemorado em todo o Brasil no dia 29 de janeiro. Em Salvador, o evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano III, além de discutir mercado de trabalho para esta comunidade, vai realizar teste rápido para detectar anticorpos do vírus HIV, por meio do projeto Viva Melhor Sabendo, em parceria com a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). O teste estará disponível a todos os interessados e o resultado, que é sigiloso, é disponibilizado após 30 minutos. As atividades ocorrem no Teatro Gregório de Mattos, de sexta a domingo (29 a 31), das 18h às 21h, com entrada gratuita.

Apesar de o Brasil ser um país de referência no tratamento da doença, o número de jovens com HIV é crescente, principalmente na faixa etária que vai dos 15 aos 24 anos. Enquanto que no resto do mundo o percentual é de 4%, aqui esse número sobe para 11%, público-alvo deste ano nas ações do projeto Viva Melhor Sabendo “Muitos desses jovens não sabem da sua condição, por isso a importância de se realizar o teste. O HIV, se descoberto no início, permite melhores condições de tratamento, além de diminuir os riscos trazidos pela doença e oferecer uma melhor qualidade de vida. Nossa equipe foi toda capacitada pelo Ministério da Saúde para atuar nesta ação”, destaca o padre Alfredo Dorea, gerente administrativo da IBCM.

O projeto atende, além de travestis e transexuais, homens que fazem sexo com homens (HSH), homossexuais, profissionais do sexo, bissexuais e heterossexuais. “Qualquer pessoa poderá realizar o teste, que é rápido e gratuito. Nesta luta no combate à doença, nós, da IBCM, destacamos que a população trans é grande protagonista e parceira, pois avançam e superam todas as formas de preconceito que vivenciam diariamente”, destaca Dorea. Interessados também podem entrar em contato com a organização pelo e-mail testerapido30@gmail.com para agendar o teste em outro momento ou local, quando uma equipe vai até o local escolhido pelo interessado.

Projeto – O projeto Viva Melhor Sabendo é realizado pelo Ministério da Saúde e foi pensado para enfrentar a epidemia de HIV que cresceu no Brasil em alguns grupos. Em Salvador, os testes são feitos em parceria com a IBCM, localizada na rua Santa Clara do Desterro, 85, Nazaré, das 8h às 17h. O teste é realizado com fluído oral e o resultado fica disponível após 30 minutos. Além da realização dos testes, o IBCM promove ações de sensibilização e prevenção da doença nos principais espaços frequentados pela comunidade LGBT como bares, boates e saunas.

O evento – A terceira edição do evento, que firma-se no cenário LGBT local e nacional como um espaço de discussões aprofundadas, traz para debate o tema Universo Trans e o Mercado de Trabalho. Multidisciplinar, com vocação à expressão artística, Da Alegria, do Mar e de outras Consciências busca amplificar as discussões sobre o universo trans, suas nuances e peculiaridades. Sempre com um recorte temático, o evento traz para a ordem do dia questões como inclusão social e acesso a oportunidades para esta comunidade, que busca avançar em ações de visibilidade e permanência social.

Serviço

O Que: Testagem rápida com fluido oral para detectar anticorpos do vírus HIV durante o evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano III

Quando: 29 e 31 de janeiro, das 18h às 21h

Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n – Centro Histórico, Salvador/Bahia)

Facebook: www.fb.com/DaAlegriaDoMarEdeOutrasConsciencias

Entrada gratuita!