Território da Chapada Diamantina funda sua entidade LGBT

Sem categoria
29 de março de 2011
por Genilson Coutinho

A comunidade LGBTS & M ( lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, simpatizantes & mulheres) do território da Chapada Diamantina/Ba com 23 municípios esta em festa. Num momento histórico a categoria reuniu-se para fundar sua primeira entidade oficial em defesa de seus direitos, num consenso onde foi lançada chapa única. “Precisamos começar unidos”, disse Jorge Jorge Passini, um entusiasmado membro.
O coordenador geral e o presidente foram  aclamados por unanimidade, Ícaro Ceita e Pitágoras Luna, respectivamente. Já a vice-presidência ficou com Edicácio Souza,  dois dos principais idealizadores da 1ª Parada pela diversidade LGBTS & M da Chapada Diamantina/Ba. O encontro marcou o despertar da comunidade gay local para a necessidade de buscar força política, em seu sentido amplo, para formalização de políticas públicas e combate a toda forma de discriminação.
Amanhã às 19:30h esta marcada explanação do grupo na Câmara Municipal de Seabra, onde será apresentado o Projeto da Semana da Diversidade LGBTS & M, bem como sobre a importãncia de se fortalecer o movimento e o turismo GLS para toda região.
A “gaylera”  esta com tanta disposição que a I SEMANA PELA DIVERSIDADE LGBTS & M já esta marcada de 02 à 07 de maio deste ano. na programação esta prevista palestras em escolas muncipais, estaduais, e universidades com temas diversos com o intuito de conscientizar a comunidade desde a necessidade de prevenção contra DST/AIDS até o comabate à HOMOFOBIA, LESBOFOBIA, E TRANSFOBIA. A palestra magma será no Campus XXIII da Uneb, em Seabra às 09h do dia 06/05 (sexta-feira). Já a Parada LGBTS & M, o momento de maior visibilidade do evento será no dia 07/05 às 16h com concentração na Av. Francisco Costa, próximo ao DERBA, encerrando às manifestações na praça dos eventos.
E assim escreve-se uma nova página da história do movimento homossexual na terra dos vales e montanhas, rios e cachoeiras, do encantamento das belas orquídeas e lugares pitorescos, onde o encontro consigo mesmo é real emocionante.
O Instituto Adé Diversidade – Chapada Diamantina agradece ao  CHAPADA HOTEL por ter cedido gentilmente seu auditório para a realização do encontroe esta apoiando o movimento LGBTS na Chapada/Seabra.

Fonte:

Adé Diversidade