Tempero no Forte comemora 10 anos incentivando a boa gastronomia da Bahia e do Brasil

Gastronomia, No Circuito
1 de dezembro de 2015
por Genilson Coutinho

Arte com Tempero_Luna Garcia 2

Malagueta, cambuci, dedo-de-moça, de cheiro, do reino, biquinho, caiena… Os nomes lúdicos e engraçados batizam uma especiaria que está intimamente ligada à culinária baiana: a pimenta. Foi por este motivo que a pimenta virou símbolo do mais importante festival gastronômico do Litoral Norte baiano, o Tempero no Forte, que este ano completa 10 anos e volta a homenageá-la como tema do evento, assim como é feito a cada cinco anos. No festival deste ano, que acontece na Praia do Forte de 3 a 13 de dezembro, todos os pratos criados pelos chefs locais, de Salvador e de outros estados, devem ter a pimenta na sua receita.

Idealizado pela renomada chef Tereza Paim e realizado em parceria com Djanira Dias, da 2D Marketing Promoções e Eventos, o Tempero no Forte tem atrações inteiramente gratuitas e, para ser viabilizado, conta com patrocínios e apoios de diversos parceiros. Em 2015 o time de patrocinadores inclui a Cielo, através do Ministério da Cultura e Lei Rouanet, Adega Tio Sam, Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O Festival ainda conta com o apoio de parceiros – muitos deles apostando no festival desde o seu início –, como a Prefeitura de Mata de São João, Sebrae, Secretaria de Turismo da Bahia, Senac, CLN/Invepar Turisforte, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Nubia Sonja Eventos, Venturoli e a revista Prazeres da Mesa, que deu projeção nacional ao evento.

Há 10 anos o evento movimenta não só a gastronomia mas também a economia e o turismo da paradisíaca vila. “Crescemos junto com o empreendedorismo e a certeza de poder encantar os clientes com as sugestões de pratos inovadores e, lógico, inesquecíveis. Assim, conquistamos a credibilidade do Projeto e chegamos até aqui sempre pensando em fortalecer cada vez mais essa parceria cheia de valor”, comemora Tereza Paim.

A programação gastronômica inclui, além do envolvimento dos restaurantes da vila e de outras localidades, os Jantares Magnos, o Almoço do Mar, degustações de vinhos e cervejas e a Cozinha Show, todos eles realizados em parceria com a revista Prazeres da Mesa, através do Circuito Mesa ao Vivo, que acontece em 7 estados.

Abrangendo a cada ano mais restaurantes do Litoral Norte, nesta sua 10a edição, o Tempero no Forte reunirá 30 restaurantes de vilas como Arembepe, Barra do Jacuípe, Açuzinho, Itacimirim, Diogo, Porto do Sauípe e Praia do Forte, que é a base do evento. Dos 30 restaurantes participantes, 22 terão os próprios chefs residentes no comando da cozinha durante o evento. “Além de termos chefs convidados de outros estados e também de Salvador, o Tempero no Forte tem como uma das principais premissas valorizar o profissional local, que a cada nova edição do festival mostra mais profissionalismo e criatividade”, comenta Djanira Dias.

Mais informações no www.temperonoforte.com.br.