Tecnologia e sustentabilidade no ‘Espaço Inteligente’ da Casa Cor Bahia

Sem categoria
3 de outubro de 2011
por Genilson Coutinho

Morar bem com tecnologia, conforto e preservação do  meio ambiente é a proposta do Espaço Inteligente, mostra arquitetônica interativa que está exposta na Casa Cor Bahia 2011. Tais atributos, antes aplicados apenas em ambientes corporativos, agora integram, também, os lares brasileiros. A Casa Cor Bahia 2011 acontece este ano no antigo Salvador Praia Hotel, em Ondina, Salvador.

O Espaço Inteligente é um projeto que envolve ações culturais e de comunicação e que apresenta soluções de arte, técnicas e de sustentabilidade, aplicadas nas áreas de arquitetura, interiores e construção civil. Nos ambientes serão utilizados materiais com maior ciclo de vida, visando minimizar a extração de matérias virgens da natureza.

Além de interagir com um espaço funcional, o público poderá visualizar soluções que buscam energias mais limpas, racionais e adequadas. Tudo isso por meio de sistema de sinais e aplicação direta de materiais e equipamentos nos ambientes.

O Espaço Inteligente traz também um novo conceito de área de serviço. Nela, a rouparia é integrada com a lavanderia. A central de reciclagem de lixo tem recipientes de plástico verde (material gerado a partir da cana-de-açúcar) para separação do lixo. Há, ainda, uma central de aspiração a vácuo, além de uma mini horta para cultivo de espécies vegetais.

Veja aqui a cobertura Pocket Web

Foto: Genilson Coutinho