Teatro SESC Pelourinho divulgou programação do mês de maio; confira

Sem categoria
30 de abril de 2013
por Genilson Coutinho


Em maio o Teatro Sesc Pelourinho traz para o público novidades como o FIMPRO- Festival Internacional de Improvisação que pela primeira vez será realizado em Salvador e acontece de 03 a 05 de maio. O Festival, que também passará por São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Aracaju e Belém, tem programação gratuita e apresenta dois espetáculos: Passageiros e Jogando no Quintal. Mas isso é só o começo, pois há muito mais diversão para o mês. A criançada terá diversão garantida com o musical infantilA Princesa e o Sapo, e adultos de todas as idades poderão se programar para ver o show Solar, da cantora Cláudia Cunha, as peças O Cordel do Amor Encantado, Espetáculo do Amor sem Fim, Ivan e os Cachorros, e participar daOficina Compondo a Cena. Anote as datas na agenda pra não perder nenhuma atração.

FIMPRO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE IMPROVISAÇÃO
O Festival Internacional de Improvisação foi realizado pela primeira vez em 2007, em Belo Horizonte, e em 2013 se consolida como o principal festival do gênero no país. O objetivo é divulgar a improvisação ao grande público e proporcionar encontros entre os grupos locais que possam gerar novas propostas artísticas. Dois espetáculos estão naprogramação:
Espetáculo Passageiros – Acción Impro (Colômbia) e Cia.Do Quintal (Brasil)
Passageiros é uma peça de dramaturgia compartilhada onde se misturam textos de autor com improvisações desenvolvidas a partir de detonantes reais da plateia. Os personagens transitam deliberadamente pela peça e os textos das estruturas mudam a cada apresentação sem a possibilidade de se repetir. Dia 03 de Maio, às 20h. Entrada Franca.
Espetáculo Jogando no Quintal – Cia. Do Quintal (Brasil)

Jogo de improvisação feito por palhaços-atletas com toda a ambientação de uma partida de futebol: hino, clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e torcida! O espetáculo é realizado por dois times, um árbitro e uma banda de músicos-palhaços, que cria sons e melodias ao vivo. As cenas são criadas na hora por meio de temas sorteados ou sugeridos pela plateia. Dia: 04, às 20h. Entrada Franca.

ATRAÇÕES FORA DO FESTIVAL:

MUSICAL INFANTIL – A PRINCESA E O SAPO (RJ)
Divertida adaptação inspirada na literatura de cordel, resultando em uma deliciosa mistura do nordeste brasileiro com a Europa medieval; comédia francesa e repente brasileiro. O texto traz para os dias de hoje as mensagens propostas no conto dos irmãos Grimm. O espetáculo narra o encontro de um príncipe enfeitiçado por uma velha bruxa e uma princesinha, que nada tem de indefesa e delicada, porém é encantadora e divertida. O conto dos irmãos Grimm cantado no sertão brasileiro. Dias: 08 com sessões às 10h, 14h, 16h e 11, às 16h. Classificação etária: livre. Entrada Franca


ESPETÁCULO DO AMOR SEM FIM (PE)

Na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco vivem três irmãs – a misteriosa Madalena, a dissimulada Carminha e a jovem Tereza – por quem José é apaixonado. Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonou no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva. Com final surpreendente dentro da poética do cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio São Francisco. Dia: 10, às 20h. Classificação etária: 16 anos. Entrada Franca.

OFICINA COMPONDO A CENA
Durante o processo de formação, o grupo vivenciará os passos que compõem a construção da interpretação cênica e a musicalidade do espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”. Usa os métodos de improvisação e interpretação baseados em Michael Tchekhov e Viola Spolin, que buscam extrair do ator a consciência física e psicológica do jogo social como polos intimamente ligados. É dirigida para educadores, artistas, estudantes e pessoas interessadas em teatro, com ou sem experiência, e maiores de 18 anos. Coordenam a oficina Agrinez Melo (PE) e Naná Sodré (RJ/PE), professoras de teatro e atrizes. Inscrições são gratuitas e começam no dia 3. Dia: 09, das 14h às 17h. Informações: 3324-4520

SHOW SOLAR – CLAUDIA CUNHA –
A cantora homenageia o canto brilhante e referencial de uma das maiores vozes do Brasil – Gal Costa – em seu novo show, SOLAR. Nesse espetáculo, revela seu canto luminoso e afiado em uma performance e sonoridade mais eletrizante, Claudia conta com a direção do ator Jackson Costa. Com um repertório que se concentra principalmente na fase tropicalista e pós-tropicalista, se destacam músicas com um acento mais rock’n’roll e autores sempre presentes na trajetória de Gal como Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Rita Lee, entre outros. Dias 17 e 18 (Sexta e Sábado), às 20h. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Classificação etária: Livre.

ESPETÁCULO IVAN E OS CACHORROS
Na década de 90, a Rússia viu o comunismo ruir e a União Soviética acabar. Uma crise econômica levou famílias a abandonar animais na tentativa de cortar despesas. O monólogo dramático da inglesa Hattie Naylor é focado na história real do menino Ivan Mishukov que dos 4 aos 6 anos vagou pelas ruas de Moscou na companhia de uma matilha, formando sua própria identidade baseada nos hábitos dos cães. É um Mogli urbano pós-perestroika que nos mostra o potencial do teatro e da arte em revelar outras facetas do caleidoscópico ato de ser humano. Dias: 24, às 20h e 25, às 18h e 20h. Classificação etária: 10 anos. Entrada Franca.