No Circuito

Teatro

“Teatro Griô em Flor”: Salvador recebe encontro nacional da arte de narrar histórias

Genilson Coutinho,
09/12/2014 | 10h12
A TEIA DE ANANSE do grupo Teatro Griô. Espetáculo inspirado em contos e mitos de matriz africana. Autoria e direção de Rafael Morais, co-autoria e atuação de Tânia Soares. Fotografia de Márcio Lima.

A TEIA DE ANANSE do grupo Teatro Griô. Espetáculo inspirado em contos e mitos de matriz africana. Autoria e direção de Rafael Morais, co-autoria e atuação de Tânia Soares. Fotografia de Márcio Lima.

Entre os dias 11 e 14 de dezembro, acontece no Teatro do SESI – Rio Vermelho, em Salvador, a primeira edição do “Teatro Griô em Flor”, um encontro nacional para revelar a arte de narrar histórias e aproximar o público da capital baiana dos artistas, mestres populares e pesquisadores que se inspiram na tradição oral das cantigas, brinquedos, contos, versos e demais tramas populares.

O projeto traz em sua programação “Rodas de Conversa”, apresentações com os artistas, narradores, pesquisadores e mestres populares – Regina Machado, Sálua Chequer, Vanda Machado, Lydia Hortélio, Hélio Leites, Rafael Morais e Grupo Teatro Griô; espetáculos inspirados em contos de tradição oral como “Histórias de Mãe Beata” e “Um Passarinho me contou”; “Cortejo” com pernas de pau, músicos e artistas populares; “Rodas de Versos” com Lydia Hortélio e Sálua Chequer; “Oficinas” da Arte de Narrar histórias, com Rafael Morais; de “Brinquedos Artesanais” com Sálua Chequer; “Cantigas populares” com Lydia Hortélio; “Apresentação de histórias contadas com bonecos e miniaturas” com Hélio Leites; “Sessão de contos” com Regina Machado; Apresentação “Pradarrum”, com Gabi Guedes, “Noite Griô – Espaço aberto para a narração de histórias, cantigas e versos” e “Sessões de histórias” com os narradores do Teatro Griô.

O Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral, idealizado e coordenado por Rafael Morais e Tânia Soares, conta ainda com a participação dos artistas integrantes do grupo Teatro Griô na produção executiva.

O projeto “Teatro Griô em Flor” foi selecionado no edital Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Mattos, com apoio financeiro da Prefeitura de SalvadorE conta com a parceria do Teatro do SESI Rio Vermelho, através do Que Onda – Movimento Internacional da Cultura da Infância e Juventude.

As atividades vão ocorrer de acordo com o cronograma abaixo:

PROGRAMAÇÃO

11/DEZEMBRO – (QUINTA-FEIRA)

10h às 12h – Oficina de “Brinquedos Artesanais” com Sálua Chequer

19h às 19h30 – Roda de Versos com Sálua Chequer

19h30 às 20h – Roda de Conversa com Sálua Chequer

20h às 22h – Noite Griô: Espaço aberto para a narração de histórias, cantigas e versos

12/DEZEMBRO – (SEXTA-FEIRA)

09h às 12h – Oficina “A Arte de Narrar histórias, com Rafael Morais”

19h30 às 20h – Apresentação do espetáculo inspirado em narrativas de tradição oral “Histórias de Mãe Beata”

20h às 21h – Roda de Conversa com Vanda Machado

21h às 21h30 – Apresentação “Pradarrum”, com Gabi Guedes

13/DEZEMBRO – (SÁBADO)

13h às 14h – Oficina “Cantigas populares” com Lydia Hortélio;

14h às 15h – Roda de Versos com Lydia Hortélio

15h às 15h40 – Roda de Conversa com Lydia Hortélio

15h40 às 16h20 – Sessão de Contos com Regina Machado

16h20 às 17h – Roda de Conversa com Regina Machado

14/DEZEMBRO – (DOMINGO)

14h às 14h20 – Cortejo com pernas de pau, músicos e artistas populares

14h20 às 15h – Apresentação do espetáculo inspirado em narrativas de tradição oral “Um Passarinho me contou”

15h às 16h – Apresentação de Hélio Leites com suas miniaturas e histórias

16h às 17h – Roda de conversa com Hélio Leites

SOBRE O GRUPO TEATRO GRIÔ

O Teatro Griô é um grupo de pesquisa, prática do teatro e tradição oral, que tem como fonte de inspiração a arte dos narradores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia.

Criado há 16 anos pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos como teatros, centros culturais, praças e ruas. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, e além de espetáculos oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.

Serviço

Teatro Griô em Flor – Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral

Data: 11 a 14 de dezembro (quinta-feira a domingo)

Local: Teatro do SESI – Rio Vermelho

Entrada Franca

Maiores informações: (71) 3018-4888 / 8763-5293

Foto: Marcio Lima