Teatro Gregório de Mattos reabre nesta quinta-feira (11) ,em Salvador

Teatro
11 de junho de 2015
por Genilson Coutinho
Fato: Genilson Coutinho/Dois Terços

Fato: Genilson Coutinho/Dois Terços

O Teatro Gregório de Mattos será reinaugurado em cerimônia para convidados, nesta quinta-feira (11), às 19h. Na reabertura, o ator Jackson Costa encarna Gregório de Mattos (1636-1696) e apresenta trechos de seu espetáculo A Coisa, além de receber diversos convidados especiais.
O diretor Fernando revelou que o custo da reforma, parceria entre prefeitura e Banco Itaú, ficou em R$ 2,5 milhões. As reformas incluíram telhado, redes hidráulica e elétrica, colocação de aparelhos de ar condicionado e pintura, além de recuperação de sanitários e do sistema de iluminação especial do teto, entre outras. Até a base do teatro foi revista.
Programação

Foto: Genilson Coutinho

Na abertura, quinta, 11, às 19 horas, o ator Jackson Costa, caracterizado de Gregório de Mattos, será um mestre de cerimônia. Ele receberá os presentes. Está programado um happening, manifestação artística em que não há separação entre o público e o espetáculo, para celebrar a data.
No local, o público poderá apreciar a exposição Amar a Lina, do artista plástico Joãozito. A mostra é uma homenagem à arquiteta italiana Lina Bo Bardi, que também fez intervenção no espaço e foi uma defensora da cultura regional. Bonecas de pano, fifós, carrinho de madeira e a réplica de uma árvore de papel são alguns dos destaques da mostra artística.

Foto: Genilson Coutinho/Genilson Coutinho

Foto: Genilson Coutinho/Genilson Coutinho

O musical “Eu Te Amo Mesmo Assim” , inspirado na obra “A Arte de Amar”, de Ovídio, leva ao palco os atores Laila Garin e Osvaldo Mil. Será representado somente nesta sexta e sábado, às 19 horas.
“É a primeira vez que o espetáculo, criado há cerca de cinco anos e que celebra o amor, será apresentado em Salvador”, informa Osvaldo Mil. Segundo ele, estão incluídas canções de Chico Buarque, José Augusto, Milton Nascimento, Roberto Carlos e Vinícius de Moraes.

Osvaldo Mil e Laila Garin protagonizam o musical Te Amo Mesmo Assim, em cartaz neste fim de semana (Foto: Divulgação)

Osvaldo Mil e Laila Garin protagonizam o musical Te Amo Mesmo Assim, em cartaz neste fim de semana
(Foto: Divulgação)

Lina Bo Bardi
Em 1979 o teatro foi reinaugurado, mas com um andar somente. O novo formato só aparece em 1988, com o projeto de Lina Bo Bardi, já com dois andares – um andar térreo para exposições e o outro para exibição de peças de teatro

Veja também:

Miss Bahia Gay 2015 acontecerá no Teatro Gregório de Mattos

Com formato de arena, o projeto oferecia ao espectador a possibilidade de participação no espetáculo. “Todo o projeto de Lina Bo Bardi estava descaracterizado e a nossa ideia foi preservar o projeto dela”, frisou Guerreiro

“O maior desafio desta reforma foi a questão dos prazos nos serviços públicos”, acrescentou o diretor, que subiu ao palco do Teatro Gregório de Matos como ator em 1979 pela primeira e única vez. Ele escreveu e atuou na peça Tudo Azul no Hemisfério Sul.
Serviço:
O quê: Reinauguração do Teatro Gregório de Mattos
Quando: Quinta-feira, 11, às 19 horas
Onde: Praça Castro Alves ( s/n, Centro)
Quanto: Entrada franca